
Tema "Levitating" foi lançado por Dua Lipa em 2020
Foto: Justin Lane / EPA
O caso de plágio contra Dua Lipa foi encerrado depois da juíza responsável acreditar que a música "Levitating" possui apenas semelhanças genéricas com os tema composto por L Russell Brown e Sandy Linzer na década de 80.
O processo por plágio, que se estendia desde 2022, foi encerrado pela juíza Katherine Polk Failla, depois de considerar que o tema "Levitating" possui apenas semelhanças genéricas, incluindo elementos musicais não autorizáveis que também haviam sido usados anteriormente por Mozart ou Gilbert, com a música "Wiggle and giggle all night", dos compositores L Russell Brown e Sandy Linzer.
"Um estilo musical, definido pelos autores da ação como 'pop com um toque de disco', e uma função musical, definida pelos autores da ação como 'entretenimento e dança', não podem ser protegidos", referem os documentos, citados pela "BBC". Segundo o tribunal, "uma posição contrária seria impedir completamente o desenvolvimento de músicas nesse género ou com essa finalidade".
Esta é a segunda vez que a cantora Dua Lipa vence um processo por direitos de autor com a música "Levitating", que fez sucesso em 2020. A artista foi processada anteriormente pela banda de reggae da Flórida Artikal Sound System, que alegou que a música copiava o refrão da música "Live your life".
O processo foi arquivado em 2023, depois do juíz responsável pelo processo ter decidido que não havia evidências de que a cantora e os restantes compositores tivessem tido "acesso" à música anterior - um dos requisitos indispensáveis nos processos de plágio.

