Mulher do príncipe Eduardo é vista como “arma secreta” da família real, desviando atenções das polémicas. Aos 59 anos, duquesa de Edimburgo tem-se destacado em eventos oficiais.
Corpo do artigo
Enquanto Kate Middleton continua em recuperação da cirurgia abdominal a que foi submetida, outros membros da monarquia britânica têm-se destacado. Casada com o príncipe Eduardo, Sofia continua em ascensão, depois de ter sido a nora preferida da rainha Isabel II.
No papel de duquesa de Edimburgo, um ano após ter recebido o título do rei Carlos III, a antiga relações públicas tem-se afirmado não só como representante de “A Firma”, como também pelo estilo “lady” que leva a comparações com a princesa Diana. Em comum, a elegância, bem como a compaixão no contacto com o povo.
O visual que escolheu para o Dia da Commonwealth, na segunda-feira, na Abadia de Westminster, em Londres, foi elogiado, provando que está à altura da responsabilidade. Na ocasião, usou um vestido-casaco Suzannah London Alabama, que combinou com um chapéu Damona de Jane Taylor.
Desde que Kate foi operada, com o príncipe William a abrandar a agenda para acompanhar a mulher, e com o rei a ser diagnosticado com cancro, a duquesa, que está perto da rainha Camilla e da princesa Ana, agarrou protagonismo na monarquia britânica, desviando atenções das polémicas. Alguns especialistas apontam-na como “arma secreta”, pronta para o papel de maior importância que terá quando os príncipes de Gales subirem ao trono.
Uma mulher de causas
Considerada uma “segunda filha” por Isabel II, a duquesa de Edimburgo tem mais de 70 instituições de caridade e organizações, incluindo a Childline e o London College of Fashion.
Anualmente, cumpre mais de 200 ações, incluindo visitas a escolas, universidades e bases militares, focando-se em pessoas com deficiência, direitos das mulheres e cegueira.
Mãe de Luisa Windsor, lady, de 20 anos, e de Jaime, conde de Wessex, de 16 anos, forma a equipa perfeita com o príncipe Eduardo. O casal mostra assertividade e não poupa na troca de elogios, como ocorreu nos 60 anos do irmão mais novo do rei.