Cantor celebra, esta quinta-feira, meio século de vida com o fim de uma era. Pai de três filhos, Enrique Iglesias decidiu abrandar o ritmo após vender o catálogo musical e encerrar um capítulo de 30 anos de carreira com o seu último disco, sem deixar os palcos.
Corpo do artigo
Enrique Iglesias assinala esta quinta-feira, 8 de maio, o seu 50.º aniversário com um marco simbólico: a celebração de uma carreira que, em 2024, chegou a um ponto de viragem com o lançamento de “Final Vol. 2”, o último álbum da sua discografia.
Filho do lendário cantor Julio Iglesias e da socialite Isabel Preysler, Enrique construiu um legado próprio e tornou-se um dos nomes mais influentes da música pop latina. O álbum, editado em abril do ano passado, marcou o fecho de um ciclo de três décadas.
No entanto, o artista não se despediu da música. Continua a compor, a lançar faixas soltas e a subir ao palco sempre que fizer sentido. "O mundo mudou e já não é necessário lançar álbuns como antes", afirmou, sublinhando que esta nova etapa está focada na família, longe da exigência das digressões e da promoção intensa.
Com mais de 180 milhões de discos vendidos, cinco Grammy Latinos e sucessos como "Hero", "Bailando" ou "Súbeme la radio", Enrique concluiu a sua discografia com 10 novas faixas em colaboração com nomes como María Becerra, Miranda Lambert, Yotuel e El Alfa. "Adoro compor. Estou no estúdio todos os dias a escrever e a gravar", revelou no ano passado.
A mudança no estilo de vida acompanha a sua realidade familiar. É casado desde 2001 com a ex-tenista Anna Kournikova, a mãe dos seus três filhos: os gémeos Lucy e Nicholas, de sete anos, e Mary, de cinco. "Ser pai mudou a minha vida. Estar em casa com eles é um presente", afirmou numa entrevista. O mais difícil? Ausentar-se por trabalho: "Deixá-los dois dias ou duas semanas custa-me”.
Durante a última digressão com Ricky Martin e Pitbull, os filhos chegaram a assistir aos ensaios. Nicholas ficou encantado com o espetáculo: "Já me tinha visto em vídeos, mas ver tudo ao vivo, com luzes e produção, foi como ver um extraterrestre", contou o cantor. Já Mary tem uma canção preferida: "I Like It", que canta no carro a caminho da escola.
Em 2023, Enrique vendeu o seu catálogo musical — que inclui 11 álbuns de estúdio, mais de 50 singles e videoclipes — por um valor estimado em mais de 100 milhões de euros. Fora do palco, é sócio do grupo de restauração Tatel, ao lado de Pau Gasol e Rafael Nadal.
Apesar de manter uma vida pessoal discreta, mantém proximidade com a família, incluindo a mãe Isabel Preysler e os meios-irmãos, como Tamara Falcó. Um detalhe curioso da sua biografia: durante alguns anos, teve o escritor peruano Mario Vargas Llosa — ex-companheiro da mãe e Nobel da Literatura — como padrasto.
De volta aos palcos internacionais
Enrique Iglesias continua a subir aos palcos em 2025, com várias datas internacionais já anunciadas. Depois de ter atuado, no sábado, em Sharm El Sheikh, no Egito, a 5 de julho, apresentar-se-á em Las Palmas, nas Canárias, no Estádio Gran Canaria.
Estão também previstos concertos a 20 de setembro, em Sofia, Bulgária, no Estádio Nacional Vasil Levski, e a 1 de novembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, na Etihad Arena.