A família Walton, dona dos supermercados Walmart, recuperou o topo do ranking anual das famílias mais ricas do Mundo, segundo um ranking da Bloomberg. A lista revela como a união familiar e a gestão dos negócios ao longo das gerações tem garantido a continuidade das fortunas.
Corpo do artigo
Walton
A família Walton, dona de 46% da rede de supermercados Walmart, detém a maior fortuna familiar do Mundo, avaliada em 432 mil milhões de dólares (416 mil milhões de euros). Com três gerações envolvidas, a estratégia do fundador, Sam Walton, de dividir a riqueza entre os filhos garantiu o controlo familiar e o crescimento do património.
Al Nahyan
A família Al Nahyan, governante dos Emirados Árabes Unidos, possui uma fortuna estimada em 323 mil milhões de dólares (311 mil milhões de euros) gerada principalmente pela exploração de petróleo. Com três gerações envolvidas, o xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, governante de Abu Dhabi e líder dos Emirados Árabes Unidos, é o principal representante do clã.
Al Thani
A família Al Thani, governante do Catar, acumula uma fortuna estimada em 172 mil milhões de dólares (165 mil milhões de euros) proveniente de negócios no setor do gás e do petróleo. Com oito gerações de liderança, os membros família ocupam cargos políticos e controlam grandes empresas em várias indústrias. Apesar de ser uma família grande, o poder concentra-se em ramos específicos do clã.
Hermès
A família Hermès, proprietária da conhecida marca de moda de luxo francesa, possui uma fortuna avaliada em 170 mil milhões de dólares (164 mil milhões de euros). Atualmente na sexta geração, com mais de 100 membros, a família mantem a sua liderança na empresa. Axel Dumas é o atual presidente executivo.
Koch
A família Koch, dona da Koch Industries, possui uma fortuna avaliada em 148 mil milhões de dólares (142 mil milhões de euros). Fundada pelo patriarca Fred Koch, foi herdada pelos irmãos Frederick, Charles, David e William Koch, embora uma disputa tenha deixado Charles e David ao comando dos destinos do negócio. Atuam em setores como petróleo, produtos químicos, energia, minerais, computação em nuvem, finanças e investimentos, consolidando-se como uma das maiores empresas privadas dos Estados Unidos.
Al Saud
A família Al Saud, governante da Arabia Saudita, tem uma fortuna estimada em 140 mil milhões de dólares (135 mil milhões de euros) alicerçada essencialmente dos negócios de petróleo. O património foi acumulado ao longo de 50 anos, com pagamentos distribuídos pelo Royal Diwan, gabinete executivo do rei. O príncipe herdeiro Mohammed bin Salman controla individualmente ativos avaliados em mais de mil milhões de dólares (961 mil milhões de euros).
Mars
A família Mars, dona da Mars Inc., acumula uma fortuna de 133 mil milhões de dólares (128 mil milhões de euros). Conhecida por chocolates como M&M's, Milky Way e Snickers, a empresa diversificou os seus negócios, com mais da metade da receita agora proveniente de produtos para cuidado de animais de estimação. Com cinco gerações envolvidas, a Mars Inc. consolidou-se como um dos maiores conglomerados privadas dos Estados Unidos.
Ambani
A família Ambani, proprietária da empresa Reliance Industries, tem uma fortuna de 99 mil milhões de dólares (95 mil milhões de euros) e é liderada por Mukesh Ambani, responsável pelo maior complexo de refinação de petróleo do mundo. A família também é conhecida pela sua mansão de luxo de 27 andares, em Mumbai, a residência privada mais cara do mundo.
Wertheimer
Os irmãos Alain e Gerad Wertheimer comandam a casa de moda Chanel. A família, com o património estimado em 88 mil milhões de dólares (85 mil milhões de euros), também investe em cavalos de corrida e vinha, consolidando a sua influência em diferentes setores de luxo.
Thomson
A família Thomson, a mais rica do Canadá, possui uma fortuna de 87 mil milhões de dólares (84 mil milhões de euros) de detém cerca de 70% da agência de informação e serviços financeiros Thomson Reuters. A fortuna tem origem na década de 1930, quando Roy Thomson abriu uma estação de rádio em Ontário, marcando o início do império familiar.