Ex-marido da apresentadora Ana Hickmann condenado a um ano de prisão por agressão
Alexandre Correa, o ex-marido de Ana Hickmann, foi condenado a um ano de prisão em regime aberto por agressão ocorrida em novembro de 2023 contra a apresentadora brasileira. Também terá de pagar multa de 10 mil reais (cerca de 1 550 euros) por danos morais e está proibido de se aproximar da ex-mulher e da família.
Corpo do artigo
A Justiça de São Paulo condenou o empresário brasileiro Alexandre Bello Correa a um ano de prisão, a cumprir em regime aberto, por agressão contra a sua ex-mulher, a apresentadora Ana Hickmann.
A sentença foi proferida esta quarta-feira pela juíza Andrea Ribeiro Borges, da 1.ª Vara Criminal de Violência Contra a Mulher da capital paulista, estando ainda sujeita a recurso na 2.ª instância do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Para além da pena de prisão, Alexandre terá de pagar uma multa de 10 mil reais (aproximadamente 1 550 euros) por danos morais sofridos pela apresentadora em consequência da violência doméstica.
A decisão judicial mantém também a medida de proteção por tempo indeterminado, impedindo o empresário de se aproximar de Ana Hickmann e da sua família.
A agressão aconteceu dentro de casa, em novembro de 2023, onde Alexandre terá pressionado Ana contra a parede e ameaçado agredi-la com cabeçadas, conforme relato da apresentadora no boletim de ocorrência.
Na sequência do episódio, Ana conseguiu uma medida de proteção, que foi mantida na sentença condenatória. Em comunicado, apresentadora manifestou o seu alívio com a decisão da Justiça: "Estou aliviada por a Justiça ter sido feita. Sabia que ia demorar, mas tudo acontece no tempo de Deus. Mais do que a condenação do meu agressor, fico muito satisfeita com a manutenção da medida de proteção, que o impede de se aproximar de mim e da minha família, porque tenho muito medo dele."
Ana acrescentou ainda que o ex-marido sempre teve uma postura “opressora, misógina e machista dentro de casa” e que, desde que se libertou, tem sido alvo de ataques públicos.
Alexandre Bello Correa e Ana Hickmann estiveram casados durante 25 anos e são pais de Alexandre, de 11 anos. A separação foi formalizada após o incidente, com um pedido de divórcio apresentado na Justiça com base na Lei Maria da Penha, que protege mulheres vítimas de violência doméstica.
O advogado de Alexandre, Tiago Bunning, declarou que a defesa recebeu a sentença “com tranquilidade” e que vai recorrer ao Tribunal de Justiça de São Paulo. Segundo ele, a pena imposta foi a mínima legal, substituída por suspensão condicional da pena, pelo que o empresário não cumprirá pena de prisão imediata.
Por sua vez, Alexandre Correa tem negado as acusações e afirma que a decisão não considerou o seu ponto de vista, incluindo alegações de embriaguez da apresentadora no dia dos factos e supostas agressões verbais e físicas que terá sofrido ao longo da relação. Num vídeo partilhado nas redes sociais, Alexandre lamentou a situação e manifestou preocupação com a partilha de bens do casal.
Este caso tem tido grande repercussão pública e motivado diversas manifestações, entre as quais a da atriz Luana Piovani, que nas redes sociais manifestou apoio à decisão judicial.
Até ao momento, o processo decorre em segredo de Justiça, pelo que não foram divulgados mais detalhes oficiais.