Ex-membros dos The Police processam Sting por direitos de autor de "Every Breath You Take"

Sting é acusado de não reconhecer os direitos de autor dos restantes membros da banda The Police
Foto: Koen Van Weel / AFP
Quatro décadas após dominar as rádios, "Every Breath You Take" está agora no centro de uma batalha legal. Sting é acusado pelos ex-colegas dos The Police de reter os direitos de autor e de não reconhecer a colaboração de todos no tema.
Andy Summers e Stewart Copeland, antigos membros da banda britânica The Police, intentaram uma ação judicial contra o vocalista Sting, agora em carreira a solo, por alegados "royalties" (direitos de autor) em falta relativos ao êxito "Every Breath You Take", lançado em 1983, avança o "Los Angeles Times". Os músicos exigem o pagamento de milhões de euros.
De acordo com o processo, apresentado no Tribunal Superior de Londres, o guitarrista e o baterista afirmam nunca ter recebido créditos pela coautoria do tema, considerado um dos maiores sucessos da década de 1980. A canção voltou a ganhar destaque em 1997, quando parte da sua melodia foi reproduzida por Sean "Diddy" Combs no tema "I'll Be Missing You", um tributo a The Notorious B.I.G.
Formados em 1977, os The Police alcançaram o topo das tabelas do Reino Unido, conquistando também o primeiro lugar nos EUA com "Every Breath You Take", que atualmente faz parte da banda sonora da série da Netflix "Stranger things". O grupo viria a dissolver-se em 1984, com Sting a iniciar uma carreira bem-sucedida a solo, com temas como "Fields of Gold" e "Englishman in New York". Apesar de uma história marcada por tensões criativas e desentendimentos pessoais, a banda reuniu-se em 2007 para uma digressão internacional.
Em 2022, Sting vendeu a totalidade do seu catálogo de composições à editora Universal por cerca de 258 milhões de euros, juntando-se a um número crescente de artistas veteranos que têm vindo a lucrar com a venda dos seus direitos musicais por valores históricos.

