Ex-membros dos The Police processam Sting por direitos de autor de "Every Breath You Take"
Quatro décadas após dominar as rádios, "Every Breath You Take" está agora no centro de uma batalha legal. Sting é acusado pelos ex-colegas dos The Police de reter os direitos de autor e de não reconhecer a colaboração de todos no tema.
Corpo do artigo
Andy Summers e Stewart Copeland, antigos membros da banda britânica The Police, intentaram uma ação judicial contra o vocalista Sting, agora em carreira a solo, por alegados "royalties" (direitos de autor) em falta relativos ao êxito "Every Breath You Take", lançado em 1983, avança o "Los Angeles Times". Os músicos exigem o pagamento de milhões de euros.
De acordo com o processo, apresentado no Tribunal Superior de Londres, o guitarrista e o baterista afirmam nunca ter recebido créditos pela coautoria do tema, considerado um dos maiores sucessos da década de 1980. A canção voltou a ganhar destaque em 1997, quando parte da sua melodia foi reproduzida por Sean "Diddy" Combs no tema "I'll Be Missing You", um tributo a The Notorious B.I.G.
Formados em 1977, os The Police alcançaram o topo das tabelas do Reino Unido, conquistando também o primeiro lugar nos EUA com "Every Breath You Take", que atualmente faz parte da banda sonora da série da Netflix "Stranger things". O grupo viria a dissolver-se em 1984, com Sting a iniciar uma carreira bem-sucedida a solo, com temas como "Fields of Gold" e "Englishman in New York". Apesar de uma história marcada por tensões criativas e desentendimentos pessoais, a banda reuniu-se em 2007 para uma digressão internacional.
Em 2022, Sting vendeu a totalidade do seu catálogo de composições à editora Universal por cerca de 258 milhões de euros, juntando-se a um número crescente de artistas veteranos que têm vindo a lucrar com a venda dos seus direitos musicais por valores históricos.

