Uma jovem brasileira de 23 anos morreu, na sexta-feira à noite, durante um concerto da Taylor Swift no Rio de Janeiro, no Brasil.
Corpo do artigo
De acordo com a organizadora do evento, a T4F, a jovem, identificada como Ana Clara Benevides Machado, sentiu-se mal no Estádio Olímpico Nilton Santos e foi prontamente atendida pela equipa médica, tendo sido depois transportada para um posto médico local antes de ser transferida para o Hospital Salgado Filho, onde acabou por morrer. Os médicos confirmaram que a jovem morreu de paragem cardiorrespiratória.
Taylor Swift, que está no Brasil para seis concertos da "The Eras Tour", expressou o seu pesar e ofereceu condolências à família e amigos da jovem. “Não vou conseguir falar sobre isso no palco porque me sinto oprimida pela dor quando tento falar sobre isso”, escreveu no Instagram. “Esta é a última coisa que pensei que aconteceria quando decidimos trazer esta digressão para o Brasil”.
Segundo uma amiga de Ana Clara, a jovem desmaiou durante a segunda música do concerto.
A morte aconteceu num dia marcado pelas altas temperaturas no Rio de Janeiro. A cidade registou uma temperatura máxima de 39,1ºC e muitos fãs queixaram-se por terem sido impedidos pela organização do evento de levar garrafas de água para o recinto. Durante o concerto, vários fãs sentiram-se mal, o que levou Taylor Swift a interromper o espetáculo e solicitar que a equipa de produção fornecesse água. Um vídeo divulgado na rede social X (antigo Twitter) mostra a cantora a atirar uma garrafa de água para a multidão.
O autarca do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, escreveu no X que “a perda da vida de uma jovem é inaceitável” e o município vai exigir que a organizadora do espetáculo forneça novos pontos de distribuição de água, mais brigadas e ambulâncias e antecipe a entrada no recinto.
Por sua vez, o ministro da Justiça, Flávio Dino, adiantou que o ministério implementará “regras de emergência” relativas ao acesso à água em espetáculos e outros eventos públicos”.
Taylor Swift tem concertos marcado este sábado e domingo no Rio de Janeiro, seguindo depois para São Paulo, onde vai atuar em três espetáculos entre 24 e 26 de novembro.
A artista vai passar por Portugal para dois concertos no Estádio da Luz, em Lisboa, em 24 e 25 de maio de 2024.