Esta semana, os reis Philippe e Mathilde da Bélgica percorreram os últimos quilómetros do Caminho de Santiago ao lado de três dos quatro filhos, numa peregrinação marcada pela simplicidade e união familiar.
Corpo do artigo
A partir de Sarria, em Lugo, Espanha, a família real belga cumpriu a etapa final do Caminho Francês até Santiago de Compostela. Com três dos quatro filhos, os reis Philippe e Mathilde caminharam 100 quilómetros, a distância mínima para obter a "compostela", o certificado oficial de peregrinação.
"Tal como milhares de pessoas, a família real adotou, desde 2017, o hábito de percorrer uma parte do Caminho de Santiago de Compostela durante a Páscoa. Este ano concluiu o seu percurso e chegou ao destino final: a praça de Santiago de Compostela e a sua magnífica catedral”, partilhou a Casa Real belga.
Nas imagens partilhadas nas redes sociais, os monarcas surgem com os príncipes Emmanuel, Gabriel e Eléonore. Só faltou Elisabeth, a princesa herdeira.
Como qualquer peregrino, sem aparentes mordomias, a família real integrou-se no espírito do caminho, de mochila às costas e sapatilhas calçadas.
À chegada à Catedral de Santiago de Compostela, participaram na tradicional missa do peregrino e fizeram uma breve oração junto ao túmulo do apóstolo São Tiago.
O príncipe Emmanuel fez o caminho com a ajuda de muletas, exibindo o pé direito ligado. A viagem terminou esta quarta-feira na emblemática praça do Obradoiro, onde Philippe e Mathilde chegaram de mãos dadas à Catedral de Santiago de Compostela.