Felipe VI interrompe férias na Grécia para acompanhar crise dos incêndios em Espanha

epa12270161 Spanish King Felipe VI arrives to the Royal Yacht Club to take part in the 43rd edition of the King's Sailing Cup in Palma Mallorca, Balears Islands, Spain, 29 July 2025. EPA/BALLESTEROS
Foto: Ballesteros / EPA
A gravidade dos incêndios que assolam várias regiões de Espanha levou o rei Felipe VI a interromper as férias na Grécia. O monarca já visitou o quartel da Unidade Militar de Emergências, em Torrejón, e prepara-se, na próxima semana, para percorrer as zonas mais afetadas pelas chamas.
Corpo do artigo
O rei Felipe VI tem acompanhado de perto a evolução dos incêndios no norte de Espanha e interrompeu, no início da semana, as suas férias privadas na Grécia para visitar o quartel da Unidade Militar de Emergências (UME), em Torrejón. O monarca fez questão de manifestar o seu orgulho e apoio aos operacionais que combatem incansavelmente os fogos.
Na próxima semana, a rainha Letizia acompanhará o rei Felipe VI nas visitas às regiões mais afetadas pelos incêndios - Galiza, Extremadura, Castela e Leão, Astúrias e Andaluzia -, confirmou o Palácio de Zarzuela à revista espanhola "Hola!".
O objetivo das visitas passa por identificar os danos causados pelos incêndios e as necessidades das populações afetadas. Segundo a Casa Real, os monarcas solicitaram ainda à Fundação Hesperia - da qual são presidentes de honra - que avalie a possibilidade de apoiar, com fundos próprios, alguns dos projetos de reconstrução e recuperação que venham a ser implementados nas comunidades afetadas.
Os incêndios em Espanha deflagraram pouco antes da mudança da filha mais nova dos reis, a infanta Sofia, para Lisboa, onde irá prosseguir os seus estudos académicos no Forward College.

