Especialistas preveem que Charlotte perderá direito ao título quando o pai se tornar rei. O irmão George passará a ser o herdeiro direto ao trono britânico.
Corpo do artigo
Há apenas ano e meio no trono, o rei Carlos III luta contra um cancro, abrindo portas à possibilidade de abdicar do cargo a favor do príncipe William, o filho mais velho. Se acontecer, cumpre-se a linha de sucessão e haverá mudanças, nomeadamente para Charlotte, a herdeira dos príncipes de Gales, como apontam especialistas.
Aos oito anos, a filha do meio de Kate e William há muito que atrai atenções pela imagem carismática e bem-disposta que exibe em atos oficiais, mas agora são outros os motivos que a destacam. No caso, a incerteza quanto ao papel que terá quando o pai assumir o reinado.
Nessa altura, George, o irmão mais velho, de 10 anos, subirá a herdeiro imediato ao trono britânico, tendo de aguardar que William, como monarca, lhe ofereça o título de príncipe de Gales. Enquanto filha mais velha do rei, Charlotte será princesa real se tal lhe for formalmente concedido, o que só poderá acontecer quando a princesa Ana, sua tia-avó, não for viva.
O “The Mirror” nota que acarreta “muitas responsabilidades e regras rígidas”, inclusive no que respeita a relações. Aliás, “sob a antiga lei, qualquer um que dormisse com a princesa real antes de se casar com ela era considerado culpado de traição, que já foi punível com execução”, frisou o jornalista de assuntos reais Duncan Larcombe à revista “Town and Country”.
Fortuna de milhões
Considerada a criança mais rica do mundo, segundo um estudo da Electric Ride on Cars, com património estimado em 3,6 mil milhões de libras (cerca de 4,2 mil milhões de euros), Charlotte tem o futuro em aberto.
O especialista real do “Daily Mail”, Richard Eden adianta que “os príncipes de Gales querem que Charlotte cresça com a perspetiva de ter um emprego, e não ser um membro da realeza a tempo inteiro”, o que vai ao encontro à “visão do avô de uma monarquia mais reduzida”.
Apesar das incógnitas, no livro “Our King Charles III: the Man and the Monarch” (“Nosso Rei Carlos III: o Homem e o Monarca”), o jornalista Robert Jobson diz que a agora denominada “princesa Charlotte de Gales” se tornará duquesa de Edimburgo por ordem de Carlos III.
“Sensível ao facto de que o futuro do príncipe George já está traçado, Carlos teve o cuidado de reservar um dos maiores títulos para a princesa Charlotte”, sublinha a obra. Mas só depois do príncipe Eduardo morrer, pois é ele que detém o privilégio.
No quarto lugar da linha de sucessão, o irmão mais novo, Louis, de cinco anos, poderá ser duque de Iorque, mas também quando o tio-avô, o príncipe André, morrer.