Filha mais velha do rei da Tailândia inconsciente no hospital há mais de dois anos
A filha mais velha do rei tailandês, gravemente doente no hospital há mais de dois anos, está a receber tratamento "contínuo" para estabilizar a pressão arterial devido a uma infeção grave, informou o palácio esta terça-feira.
Corpo do artigo
A princesa Bajrakitiyabha Mahidol está inconsciente no hospital desde que adoeceu devido a problemas cardíacos, em dezembro de 2022, durante uma sessão de treino de cães.
O Gabinete da Casa Real divulgou a primeira atualização sobre o seu estado de saúde em mais de dois anos na sexta-feira, informando que tinha sofrido uma infeção sanguínea "grave".
Uma segunda atualização, divulgada na terça-feira, dava conta de que os médicos estavam a monitorizar de perto o seu estado de saúde. "A equipa médica disse que ela continua com a tensão arterial baixa, necessitando de tratamento contínuo", referiu o comunicado do Gabinete da Casa Real. "Os médicos estão a administrar medicamentos para estabilizar a pressão arterial, juntamente com equipamento médico e antibióticos para auxiliar a função renal e a respiração".
Conhecida na Tailândia como "Princesa Bha", Bajrakitiyabha, de 46 anos, é a filha mais velha do rei Maha Vajiralongkorn e a única filha do seu primeiro casamento.
Educada na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e na Tailândia, Bajrakitiyabha ocupou vários cargos nas Nações Unidas e fez campanha por um melhor tratamento das mulheres nas prisões.
É vista como próxima do pai e foi nomeada para um alto cargo na sua guarda pessoal um ano antes da sua hospitalização.
O rei, de 73 anos, que tem sete filhos de quatro casamentos, não anunciou o herdeiro escolhido, embora as regras de sucessão favoreçam os homens.
Regras rígidas regem o que pode e não pode ser dito sobre a família real tailandesa, que está protegida de críticas por leis de lesa-majestade, que prevêem penas de prisão até 15 anos por acusação.