Jennifer Aniston (Rachel), Courteney Cox (Monica), Matt LeBlanc (Joey), Lisa Kudrow (Phoebe) e David Schwimmer (Ross) já reagiram inidvidualmente à morte de Matthew Perry (Chandler), com que protagonizaram a série "Friends".
Corpo do artigo
"Ter de dizer adeus ao nosso Matty foi uma onda de emoções que nunca tinha sentido antes. Todos nós passamos por uma perda em algum momento das nossas vidas. Perda de vida ou perda de amor. Ser capaz de se assimilar verdadeiramente esta dor permite-nos sentir os momentos de alegria e gratidão por termos amado alguém tão profundamente. E nós amámo-lo profundamente. Ele fazia parte do nosso ADN", recorda Jennifer Aniston, que interpretava a famosa "Rachel", em "Friends".
"Fomos sempre nós os seis. Esta foi uma família que mudou para sempre o curso de quem éramos e qual seria o nosso caminho. Para o Matty, ele sabia que gostava de fazer as pessoas rir. Como ele próprio dizia, se não ouvisse a 'gargalhada', pensava que ia morrer. A sua vida dependia literalmente disso. E ele conseguiu fazer isso mesmo. Fez-nos rir a todos. E riu-se muito", admite a atriz, que se acredita ter sido, do elenco, quem mais apoiou Matthew Perry, numa fase em que o ator passou por complicações relacionadas com o abuso de estupefacientes.
Jennifer Aniston partilhou, no Instagram, uma imagem dela e Perry a divertirem-se durante as filmagens da série, juntamente com uma troca de mensagens com o ator que morreu no passado dia 28 de outubro.
"Nas últimas semanas, tenho-me debruçado sobre as mensagens que escrevemos um ao outro. Rimos, chorámos e voltámos a rir. Vou guardá-las para sempre. Encontrei uma mensagem que ele me enviou do nada. Diz tudo", acrescenta. Na mensagem, Matthew Perry partilha com Jennifer Aniston o quão feliz fica de a fazer rir e o facto de a gargalhada de "Rachel" lhe "fazer o dia".
"Matty, amo-te muito e sei que agora estás completamente em paz e sem qualquer dor. Falo contigo todos os dias... às vezes quase te consigo ouvir a dizer 'could you BE anymore crazier?' ("podias ser mais maluca?", em português). Esta última frase é uma referência à expressão que Mathew Perry conseguiu tranformar na "frase de marca" da sua personagem.
"Descansa irmãozinho... Sempre fizeste o meu dia", despede-se Aniston.
"É com o coração pesado que digo adeus. Os momentos que passámos juntos estão, honestamente, entre os momentos favoritos da minha vida", escreve o ator que interpretou o papel de "Joey" na série norte-americana.
"Foi uma honra partilhar o palco contigo e chamar-te meu amigo. Irei sempre sorrir quando pensar em ti e nunca te esquecerei. Nunca. Abre as tuas asas e voa irmão, finalmente estás livre. Muito amor", acrescenta Matt LeBlanc. "E acho que vais ficar com os 20 dólares que me deves", escreve ainda, em tom de brincadeira, numa referência a "Friends".
Courteney Cox, a "esposa" do icónico "Chandler" em Friends, também se despediu de Matthew Perry nas redes sociais. No Instagram, partilhou uma cena da série, seguida de um "blooper" no qual Perry a convence a dizer uma frase cómica.
"Nesta cena, antes de começarmos a filmar, ele sussurrou uma frase engraçada para eu dizer. Ele fazia muitas vezes coisas desse género. Tinha piada e era querido", escreve na descrição da publicação.
"Quando se trabalha com alguém tão de perto como eu trabalhei com o Matthew, há milhares de momentos que gostaria de poder partilhar. Para já, aqui fica um dos meus preferidos. Para dar um pouco de história, era suposto o Chandler e a Monica terem um caso de uma noite em Londres. Mas devido à reação do público, tornou-se o início da sua história de amor", explica Courteney Cox.
"Estou muito grata por todos os momentos que passei contigo, Matty, e sinto a tua falta todos os dias", acrescenta ainda a atriz.
"Filmámos o episódio-piloto, 'Friends Like Us', foi escolhido e, imediatamente, estávamos na NBC Upfronts. Depois, sugeriste que jogássemos póquer e tornaste-o ainda mais animado enquanto nos conhecíamos. Obrigada por isso", recorda Lisa Kudrow, que protagonizava "Phoebe" na série norte-americana.
A atriz agradece a Perry por a fazer rir tanto "que os músculos doíam e as lágrimas escorriam" diariamente, pelo seu "coração aberto numa relação a seis que exigia compromissos", por aparecer nas filmagens mesmo quando "não estava bem" e por ser "completamente genial".
"Obrigado pelos melhores 10 anos que uma pessoa pode ter. Obrigado por confiares em mim. Obrigado por tudo o que aprendi sobre AMOR ao conhecer-te. Obrigada pelo tempo que passei contigo, Matthew", agradece "Phoebe", com uma fotografia que remonta ao início das filmagens de "Friends".
"Obrigado por dez anos incríveis de riso e criatividade. Nunca esquecerei o teu 'timing' cómico impecável. Eras capaz de pegar num diálogo qualquer e transformá-lo no que querias, resultando em algo tão inteiramente original e inesperadamente engraçado que ainda surpreende", relembrou também David Schwimmer, que interpretava "Ross", amigo de longa data de "Chandler".
"Tinhas coração. Com o qual foste generoso e partilhaste connosco, para que pudéssemos criar uma família a partir de seis estranhos", recorda o ator, que partilha a homenagem juntamente com uma fotografia que retrata um dos seus "momentos favoritos" com Perry. Agora, a imagem fá-lo "sorrir e chorar ao mesmo tempo".
"Imagino-o lá em cima, algures, com o mesmo fato branco, as mãos nos bolsos, a olhar em volta", admite.
"Could there BE any more clouds?" ("Poderá haver mais nuvens?", em português), questiona ainda Schwimmer, em referência à expressão mais usada por "Chandler" durante a série.
Matthew Perry morreu aos 54 anos, a 28 de outubro. Foi encontrado morto no jacuzzi da sua casa em Los Angeles, nos Estados Unidos. Não foram encontrados no local nem drogas nem qualquer sinal que sugerisse um ato criminoso.
O ator, que confessou publicamente ter sofrido diversos episódios de dependência de drogas e álcool ao longo da vida, tornou-se famoso por interpretar a personagem Chandler Bing na série "Friends", que durou 10 temporadas, entre 1994 e 2004.