Depois da polémica fotografia partilhada no Dia da Mãe por Kate Middleton, outras imagens da casa real britânica foram analisadas. Em causa, a imagem captada por Kate, em agosto de 2022, da rainha Isabel II com os netos e bisnetos, que a Getty Images conclui agora ter sido alterada.
Corpo do artigo
Descrita pelo príncipe William como “artística”, Kate Middleton terá também manipulado uma das últimas fotografias da rainha Isabel II, conclui uma das mais conhecidas agências de fotografia do mundo.
Trata-se de um retrato tirado em agosto de 2022 em Balmoral pela princesa de Gales, e publicada pelo Palácio de Kensington em abril de 2023, para assinalar o 97.º aniversário de Isabel II. Nele, a falecida monarca com alguns dos netos e bisnetos.
“A Getty Images reviu a imagem em questão e colocou uma nota do editor nela, afirmando que a imagem foi aprimorada digitalmente na fonte”, revelou um porta-voz da agência ao “The Telegraph”.
Parte do estampado xadrez da saia da rainha desalinhado, sombras escuras atrás da orelha do príncipe Louis e uma mancha no colarinho da camisa do príncipe George denunciam retoques.
A foto foi analisada por a mulher de William ter assumido que editou digitalmente a imagem que partilhou para celebrar o Dia da Mãe no Reino Unido, na qual surge com os três filhos.
Por ter sido manipulado, o registo foi retirado de circulação por algumas agências. Antes, tinha surpreendido por ser o primeiro de Kate após ter sido foi submetida a uma cirurgia abdominal em janeiro.
Quando a inteligência artificial promove reflexão, a comunicação dos príncipes de Gales tem sido posta em causa. Assim, até o vídeo que os mostra numa ida às compras no passado fim de semana está a ser equacionado por internautas mais céticos, mesmo que o autor já o tenha explicado e atestado ser atual.