Depois de muita expectativa, a Gucci apresentou a primeira coleção de Demna, ex-Balenciaga, intitulada La Famiglia. Ousada e sofisticada, combina coordenados femininos e masculinos reinventados, registados pela fotógrafa Catherine Opie numa narrativa inclusiva e cheia de personalidade.
Corpo do artigo
A Gucci revelou nesta segunda-feira as primeiras criações de Demna Gvasalia, antigo diretor criativo da Balenciaga, numa antecipação do verão 2026. Oficialmente, o lançamento da coleção está marcado para terça-feira com o curta-metragem "The Tiger", dirigido por Spike Jonze e Halina Reijn, no calendário da Semana de Moda de Milão, sendo que a estreia de Demna nas passarelas acontecerá apenas em fevereiro de 2026.
A coleção, intitulada "La Famiglia", propõe uma releitura dos códigos da Gucci, reunindo vestidos esvoaçantes, fatos de corte rigoroso, calças de cintura baixa e acessórios marcantes. Segundo a marca, o conjunto é "descaradamente sexy, extravagante e arrojado".
Retratos de família reinventados
As imagens foram captadas pela fotógrafa Catherine Opie, que transformou uma "família Gucci" diversa em retratos cheios de atitude. Cada fotografia evidencia estilos distintos e personalidades únicas, refletindo todas as facetas do universo da marca.
As publicações nas redes sociais receberam comentários positivos, incluindo de Anne-Laure Chansel, especialista em marketing de luxo, que destacou o regresso do drama e da teatralidade característicos da Gucci.
As propostas ficaram disponíveis durante duas semanas em dez lojas internacionais, incluindo Los Angeles, Nova Iorque, Londres, Milão, Paris, Pequim, Xangai, Singapura, Seul e Tóquio.
Este lançamento ocorre num momento em que as vendas da marca registaram uma queda de 25% no segundo trimestre, após a nomeação de Francesca Bellettini como nova CEO.