O herdeiro secreto de Marco Paulo é um bombeiro sapador de Braga, Eduardo Ferreira, que ficará com 10% da fortuna do cantor recentemente falecido, segundo confirmou esta quarta-feira o JN junto de fontes ligadas ao processo.
Corpo do artigo
Eduardo Ferreira é operacional dos Bombeiros Sapadores de Braga há cerca de 15 anos e dirigente ativo do Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores, tendo participado nas recentes manifestações, em Lisboa, à exceção da última, realizada já esta semana.
O bombeiro, casado e com um filho, natural e residente em Braga, é subchefe de segunda classe dos Bombeiros Sapadores de Braga, e irá receber 10% da fortuna, que poderá ascender a cerca de 80 milhões de euros.
Ao contrário do que se pensava inicialmente, o testamento que Marco Paulo fez em 2009 foi alterado em fevereiro de 2023, o que incluiu a quota de dez por cento para Eduardo Ferreira, que Marco Paulo conheceu em 2021, durante um jantar, em Braga.
Por essa razão, afinal, em vez dos 50% para cada um, receberão 45% da herança de Marco Paulo o compadre António Coelho ("Toni"), a par do filho deste, Marco António ("Marquinho"), afilhado de Marco Paulo.
No quartel dos Bombeiros Sapadores, em Braga, Eduardo Ferreira, que todos conhecem por "Dudu", encabeçou um animado grupo de operacionais que cantaram "Na Hora do Adeus", uma situação que depois chegou ao conhecimento de Marco Paulo.
O popular cantor fez então questão de ir a Braga agradecer o gesto, tendo conhecido ali pessoalmente "Dudu", já famoso, em Braga, pela sua vida associativa, sindical e política. É filho de um antigo presidente da Junta de Freguesia de Oliveira São Pedro, um autarca socialista, dos tempos do "dinossauro" Mesquita Machado.
Na campanha das últimas eleições legislativas, Marco Paulo apareceu várias vezes publicamente, em Braga, em comícios do Partido Socialista, ao lado de "Dudu", bem como do atual deputado Pedro Sousa, então candidato à Assembleia da República.
Três herdeiros e testamento alterado em 2023
António Coelho, Marco António e Eduardo Ferreira são os três únicos herdeiros universais de Marco Paulo, enquanto os irmãos e sobrinhos do cantor foram totalmente excluídos da herança.
A advogada Joana da Costa Ferreira, com escritório em Braga, que representa o bombeiro sapador Eduardo Ferreira, disse ao JN que o cliente "deseja que sejam cumpridas todas as vontades de Marco Paulo", pelo testamento de 20 de fevereiro de 2023.