A jovem cantora Inês Gonçalves conquistou a sexta edição do concurso da RTP1, 'The Voice Kids', e arrecadou o passaporte para representar Portugal no 'Junior Eurovision Song Contest 2025', que se vai realizar na cidade de Tbilisi, na Geórgia, a 13 de dezembro
Corpo do artigo
A noite de domingo, 13 de julho, foi de emoção na antena da RTP1. Inês Gonçalves, de 12 anos, sagrou-se campeã da sexta edição do concurso de caça-talentos da estação pública The Voice Kids e, com o título, ganhou a passagem à Eurovisão Júnior, cujo certame vai decorrer daqui a cinco meses, em Tblisi, na Geórgia.
A cantora, que pertencia à equipa de Miguel Cristovinho, dos D.A.M.A, ganhou o primeiro lugar entre os restantes sete finalistas a concurso: Carlos Abreu, Lara Martins, Matilde Azevedo, João Oliveira, Martim Ferreira, Maria Vinagre, Rúben Correia e Inês Gonçalves. “Estava escrito, mereces tudo”, escreveu o mentor nas suas redes sociais, congratulando a vencedora, que brilhou ao interpretar o tema Rosa Albardeira, que pode ver abaixo.
Natural de Ourique, a jovem fez história no concurso ao conseguir, logo a 20 de abril, a primeira participante a conseguir receber o super-passe, o que lhe garantiu de imediato presença nas galas em direto. Fã de Cante Alentejano, a jovem intérprete começou a cantar logo aos três anos, começando pouco depois a integrar aulas de canto. Desde aí, foi aprofundando o seu trabalho na música e toca atualmente dez instrumentos, entre eles guitarra elétrica, viola campaniça, violino, trompete e bateria, como revelou em entrevista ao site NiT, em abril.
De entre as referências musicais que tem, Inês Gonçalves diz gostar dos D.A.M.A - banda da qual o mentor que escolheu no The Voice Kids faz parte -, Bruno Mars, AC/DC, Metallica e Buba Espinho, de quem Inês é amiga.
No currículo e para lá dos milhares de visualizações que soma no YouTube, Inês Gonçalves participou também no concurso da RTP, Got Talent Portugal e já atuou também no programa homónimo de Manuel Luís Goucha, no qual se apresentou ao lado do melhor amigo Dário Pereira.