Os agentes da imigração dos EUA detiveram e permitiram posteriormente a "saída voluntária" do TikToker mais seguido do Mundo, Khaby Lame, depois de este "ultrapassar" o prazo de validade do seu visto.
Corpo do artigo
"O Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA deteve Seringe Khabane Lame, de 25 anos, cidadão italiano, no dia 6 de junho, no Aeroporto Internacional Harry Reid, em Las Vegas, Nevada, por violações de imigração", informou a agência em comunicado enviado à AFP. Lame entrou nos Estados Unidos a 30 de abril e "ultrapassou o prazo de validade do seu visto", refere o comunicado sobre a detenção de sexta-feira, acrescentando que foi libertado no mesmo dia.
O cidadão italiano, que é embaixador da boa vontade da UNICEF e tem mais de 162 milhões de seguidores no TikTok, "já saiu dos EUA".
Desde que assumiu o poder, em janeiro, o presidente norte-americano, Donald Trump, cumpriu as suas promessas de campanha de reforçar os controlos da imigração e de realizar uma campanha de deportação em massa.
Lame ocupa o primeiro lugar na popular aplicação de redes sociais TikTok, com 162,2 milhões de seguidores, e ganhou fama pelos seus vídeos curtos e silenciosos que troçam dos tutoriais complexos que abundam na internet. Pontua os seus vídeos com um gesto característico, palmas das mãos viradas para o céu, acompanhadas de um sorriso cúmplice e olhos arregalados, enquanto oferece as suas próprias soluções simples.
A ideia para o seu conteúdo surgiu enquanto deambulava pelo bairro social onde a família vivia em Chivasso, perto de Turim, depois de ter perdido o emprego como mecânico de fábrica em março de 2020. As suas publicações viralizaram, ajudando-o a angariar cerca de 16,5 milhões de dólares (14,8 milhões de euros) através de acordos de marketing com empresas no período entre junho de 2022 e setembro de 2023, segundo a "Forbes".
