A apresentadora de "Chefs da Nossa Terra" conta que o programa junta hábitos saudáveis e tradição da gastronomia portuguesa. Concorrentes de várias regiões do país mostram, a partir deste sábado, saber e sabores.
Corpo do artigo
Acabado o programa "Estrelas ao Sábado", com música popular portuguesa, Isabel Silva volta ao mesmo horário nas tardes da RTP1 com um formato sobre culinária, em direto.
A estreia é este sábado e, no concurso "Chefs da Nossa Terra", haverá concorrentes de vários distritos, bem como três jurados que vão avaliar as equipas e os pratos típicos em competição: Fábio Bernardino, Lídia Brás e Marco Gomes.
A comunicadora, que celebrizou a frase "comida do bem", promove, agora, pratos típicos portugueses. É possível juntar as duas ideias? "A comida do bem é comida de conforto, para mim não tem a ver com comida vegetariana, saudável ou mediterrânica, indiana...É transversal", justifica Isabel Silva ao JN.
"No programa, vamos ter a comida do bem que respira a tradição, com ingredientes frescos e naturais. Vamos ter pessoas que, não sendo chefs, são cozinheiros e vão cozinhar com muito amor", garante, acrescentando: "Tudo o que vamos comer não é embalado, nada é artificial. Para mim, isso é comida do bem, porque a qualidade vai lá estar"
Equipas têm embaixadores
Sobre a passagem da música no "Estrelas ao Sábado" para o "Chefs da Nossa Terra", Isabel Silva frisa que "foi tudo muito normal".
"Continuamos a celebrar o que mais adoramos: as nossas tradições. Desta vez, através da alimentação", refere."Os portugueses adoram comer bem e falar do que estão a comer. O alimento tem grande impacto no nosso estado de espírito. Neste programa, vamos enaltecer a gastronomia tradicional e o espírito de competição vai permitir conhecermo-nos melhor", salienta.
Há 20 equipas, das capitais de distrito, e "todos os sábados há pratos que representam determinadas regiões". "Cada grupo vai ter sempre um embaixador, uma figura querida da audiência, e claques. Uma diversão", remata.