Ator norte-americano John Lithgow vai suceder ao irlandês Michael Gambon, que morreu em setembro de 2023, como Albus Dumbledore, diretor da escola de magia Hogwarts.
Corpo do artigo
Depois de várias especulações, o primeiro ator da nova série "Harry Potter" da HBO foi confirmado: John Lithgow.
Em entrevista ao "ScreenRant", o ator, que irá dar vida a mítica personagem de Albus Dumbledore, admitiu ter sido apanhado de "surpresa" com a proposta. "Não foi uma decisão fácil porque receio que me vai definir para o último capítulo da minha vida. Mas estou muito entusiasmado", destacou.
O artista norte-americano, de 79 anos, contou que ainda que as gravações irão durar quase sete anos: "Algumas pessoas maravilhosas estão a voltar a prestar atenção a Harry Potter. É por isso que foi uma decisão tão difícil. Terei cerca de 87 anos na festa de encerramento, mas disse sim".
Com estreia prevista para 2026, a nova série do "Harry Potter" irá contar com sete temporadas, uma para cada um dos livros de J.K. Rowling, que fizeram sucesso no início do milénio, depois de terem sido adaptados para cinema. A escritora britânica irá assumir o cargo de produtora executiva.
Dumbledore, diretor da escola de magia Hogwarts, foi interpretado por Richard Harris, nos primeiros dois filmes de "Harry Potter", tendo o papel passado para o irlandês Michael Gambon em 2002, após a sua morte.
O mistério sobre o restante elenco permanece no ar, embora a plataforma de streaming tenha aberto um casting para os papéis principais: Harry, Ron e Hermione (interpretados por Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson entre 2001 e 2011, na sequela cinematográfica). Entre os requisitos, a produtura pedia que os participantes tivessem entre 9 e 11 anos em abril deste ano.
Recentemente, John Lithgow integrou o elenco de "Conclave", filme que ficciona o drama da eleição de um novo papa no Vaticano. A longa-metragem de Edward Berger venceu a categoria de Melhor Filme nos prémios BAFTA e é um dos nomeados para os Oscars, que acontecem na noite deste domingo, 2 de março, no Dolby Theatre em Los Angeles, nos EUA.