Aos 16 anos e 338 dias, Lamine Yamal tornou-se, este sábado, o mais jovem futebolista a jogar uma fase final do europeu. Titular por Espanha, que venceu a Croácia, jogador festejou depois com família, até porque também era o aniversário do pai.
Corpo do artigo
O avançado do Barcelona Lamine Yamal, de apenas 16 anos, integrou o 11 de Espanha no jogo de estreia no Euro2024, com papel de relevo na vitória contra a Croácia. O jovem assistiu Morata para o terceiro golo e teve uma boa oportunidade nos pés para dilatar a vantagem, sendo substituído nos minutos finais sob fortes aplausos.
Na bancada do Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha, Lamine contou com a presença da família. Há muito divorciados, os pais, Mounir Nasraoui, e Sheila Ebana juntaram-se neste dia especial para apoiar o seu menino.
Horas antes do encontro, o jogador usou as redes sociais para parabenizar o pai por mais um aniversário. “Feliz em Berlim”, escreveu Mounir, na legenda de uma das fotos que partilhou nas redes sociais, depois de já ter abraçado o filho. “Obrigado, Lamine, por me fazeres o pai mais feliz”, acrescentou.
Após brilhar no relvado, Lamine esteve com os familiares, inclusive com o irmão Keine, de quase dois anos, nascido do atual relacionamento da mãe, a quem já apossou o gosto por bolas.
Apesar do talento precoce e de ter conquistado a alta roda do futebol, Lamine Yamal não esquece as suas origens. Nas chuteiras, tem a bandeira da Guiné Equatorial (o país da mãe) e de Marrocos (onde o pai nasceu), além do 304 (referente ao bairro em Mataró, nos arredores de Barcelona, onde cresceu).
Na mala, para a Alemanha, levou os trabalhos de casa, pois está “no quarto ano da Escolaridade Secundária Obrigatória”? “Tenho aulas online e tem corrido bem. Espero que o professor não me chumbe”, disse, em entrevista ao jornal “As”, pronto para “fazer historia” no Campeonato da Europa. Aos 16 anos e 338 dias, tornou-se o mais jovem de sempre an fase final da competição.