Atriz espanhola Karla Sofía Gascón foi afastada da promoção do filme "Emilia Pérez" após comentários racistas na rede social X, feitos em 2021. A plataforma de streaming Netflix disponibilizou-se a pagar as suas despesas nos Oscars.
Corpo do artigo
Após comentários controversos sobre a comunidade muçulmana e a diversidade nos Oscars, Karla Sofía Gascón, nomeada na categoria de Melhor Atriz, confirmou a presença na cerimónia de entrega de prémios da Academia de Cinema dos Estados Unidos.
Segundo a revista norte-americana "Variety", a estrela do musical "Emilia Pérez" vai estar no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos EUA, na noite de 2 de março (madrugada de dia 3 em Portugal) depois da Netflix assegurar o pagamento de todas as suas despesas.
Ainda não se sabe, no entanto, se a atriz espanhola, de 52 anos, irá desfilar na passadeira vermelha ou que lugar irá ocupar no interior do recinto, mas espera-se que seja ao lado dos restantes colegas de elenco, nomeadamente Zoe Saldaña e Selena Gomez.
Antes da noite dos Oscars, a mais importante do cinema, Karla Sofía pensa em marcar presença nos César Awards, em Paris, França, marcados para a próxima sexta-feira.
Depois de a jornalista Sarah Hagi ter partilhado capturas de ecrã de publicações antigas na rede social X, onde a atriz criticava comunidades marginalizadas, Karla fez um comunicado onde lamentou os comentários racistas e deixou de marcar presença nas entregas de prémios, com o objetivo de deixar o filme "Emilia Pérez" brilhar.
A espanhola tornou-se a primeira mulher transgénero a ser nomeada para os Oscars na categoria de Melhor Atriz. O galardão será disputado com Fernanda Torres, Demi Moore, Cynthia Erivo e Mikey Madison.