Uma semana depois dos Oscars, Karla Sofía Gascón diz que contemplou "o impensável" durante a polémica relacionada com tweets antigos. "As coisas escalaram até um ponto, e tão rápido, que eu não conseguia sequer respirar", declarou a atriz ao "The Hollywood Reporter", comprometendo-se a não repetir os erros do passado.
Corpo do artigo
Nomeada ao Oscar pelo papel de protagonista em "Emilia Pérez", galardão que perdeu para a atriz Mikey Madison, após semanas de controvérsia devido a tweets antigos de teor racista e xenófobo que ressurgiram durante a promoção do filme, Karla Sofía Gascón, de 52 anos, reconhece impacto que a polémica teve na sua saúde mental.
"Neste último episódio, o mais comentado e mais exposto da minha vida, várias contas falsas foram criadas em meu nome para aumentar a dor e a confusão”, revelou, em entrevista ao "The Hollywood Reporter", admitindo que acusações “absurdas e delirantes” afetaram a sua integridade emocional.
"As coisas escalaram até um ponto, e tão rápido, que eu não conseguia sequer respirar", sublinhou. A atriz admite ter tido "pensamentos mais sombrios" que não sentiu noutros desafios do passado. "No meio desta tempestade inesperada e devastadora, houve momentos em que a dor foi tão avassaladora que contemplei o impensável".
A artista espanhola, que se tornou a primeira mulher abertamente transgénero a ser nomeada ao Oscar de melhor atriz, sente que a tempestade "está a acalmar-se um pouco", e que começa "a ver claramente" o que aprendeu com toda a confusão. "Felizmente, mantive um pouco de sanidade para ver a luz no fim deste túnel de ódio e entender que devo ser e fazer melhor, e corrigir os meus erros passados, sem me envolver em mais escuridão".
Karla Sofía Gascón pediu ainda desculpa a quem ofendeu em algum momento da sua vida, comprometendo-se a "continuar a aprender e a ouvir, para não cometer os mesmos erros no futuro". "Somente através da compreensão, compaixão, perdão e empatia podemos construir um mundo onde a diferença não é sinónimo de condenação, mas de riqueza. Um mundo onde podemos aprender e crescer à medida que avançamos", refletiu.

