A tradicional receção de verão no Palácio Marivent voltou a juntar a família real espanhola, num reencontro marcado pela presença da rainha emérita Sofia e pela estreia surpreendente da princesa Leonor e da infanta Sofía no evento. Entre sorrisos e gestos de carinho, a cumplicidade entre avó e netas foi um dos momentos mais comentados da noite.
Corpo do artigo
Tal como é tradição, os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, abriram as portas do Palácio Marivent, em Palma de Maiorca, para a habitual receção aos representantes da sociedade balear. O evento, que decorre durante o período de férias da família real na ilha, contou também com a presença da rainha emérita Sofia, sendo a sua participação um gesto já habitual na celebração.
A atravessar dias difíceis devido ao delicado estado de saúde da irmã, a princesa Irene, a rainha emérita não deixou, ainda assim, de exibir boa disposição ao lado do filho, da nora e das duas grandes surpresas da noite - a princesa Leonor e a infanta Sofía. Pela primeira vez, as filhas dos reis de Espanha marcaram presença na receção, evidenciando uma postura cada vez mais madura e um claro compromisso com o futuro da monarquia.
Os membros da família real espanhola não eram vistos juntos num evento oficial desde outubro, aquando da cerimónia de entrega dos Prémios Princesa das Astúrias. Um dos grandes destaques da noite, segundo a revista "Vanitatis", foi a evidente cumplicidade entre a rainha emérita Sofia e as netas, Leonor e Sofía, que trocaram risos, gestos de carinho e surgiram de braço dado.
Após as férias de verão nas Baleares, a infanta Sofía dará início à sua formação académica. O percurso arrancará em Lisboa, no Forward College, e estender-se-á ao longo de três anos, com passagens também por Berlim e Paris. Em contrapartida, a herdeira ao trono, Leonor, enfrentará o último ano de formação militar, na Academia Geral do Ar e do Espaço de San Javier, em Múrcia.