Em tribunal contra a TVI, que a dispensou após 17 anos de ligação, Leonor Poeiras revelou agora que perdeu o processo, através do qual exigia exigia 1 milhão e 286 mil euros de indemnização.“Vencida mas de todo não convencida, o meu advogado já está a analisar o acórdão”, partilhou a apresentadora.
Corpo do artigo
Foi em maio de 2020 que Leonor Poeiras foi dispensada pela TVI, onde trabalhou 17 anos. Surpreendida, a apresentadora reclamou direitos e acabou por levar o caso a tribunal, iniciando uma luta judicial para reconhecimento do contrato de trabalho.
Em fevereiro de 2023, o Tribunal da Relação de Lisboa decidiu a favor da estação de Queluz de Baixo. Poeiras recorreu, em janeiro de 2024, admitindo que o processo se poderia prolongar por vários anos, dado que, mesmo após a decisão da segunda instância, ainda seria possível recorrer para instâncias superiores.
Esta sexta-feira, a apresentadora partilhou o desfecho nas histórias do Instagram: “Perdi. Perderam todos os que passam recibos verdes à mesma entidade há anos e anos… os que vestem a camisola, os que dão tudo o que têm, em cada dia de trabalho", escreveu.
“Na verdade, o Supremo Tribunal de Justiça entendeu que a presunção legal de contrato de trabalho com a TVI era abstratamente aplicável ao meu caso (17 anos), e que se tinha de ter por verificar tal presunção. – o STJ considerando que, da ‘análise de conjunto’ dos factos apurados a TVI teria conseguido iludir (afastar) tal presunção”, notou.
Leonor diz-se “vencida, mas de tudo não convencida”, garantindo que o seu “advogado já está a analisar o acórdão e as hipóteses de fazer obrigações a apreciação da questão, designadamente nas instâncias internacionais”. Poeiras exigia 1 milhão e 286 mil euros de indemnização à TVI.
“Posso agora finalmente falar de tudo o que se passou e vou determinar a quem dar essa entrevista”, adiantou. “Até lá, os meus agradecimentos profundos para o meu filho António, que viveu comigo cinco anos tão difíceis, com muita compreensão e amizade”, acrescenta, agradecendo ainda ao advogado e equipa legal que a defendeu.