A atriz falou pela primeira vez sobre o diagnóstico inesperado e a operação urgente que lhe abriu um novo capítulo de vida, sempre apoiada pelo companheiro António Esteves. “Fui operada ao pulmão esquerdo”, revelou Lídia Franco, de 81 anos.
Corpo do artigo
Aos 81 anos, Lídia Franco partilhou com emoção a sua recente batalha contra o cancro no pulmão. Durante uma conversa no programa "Estamos em Casa" com Andreia Rodrigues, na SIC, a atriz contou que, apesar de nunca ter fumado, enfrentou um diagnóstico inesperado que a obrigou a uma intervenção cirúrgica urgente.
“Eu, que nunca fumei – só o fumo dos outros e dos escapes dos carros –, tive um cancro há seis meses. Fui operada ao pulmão esquerdo. Não foi possível fazer biópsia porque o tumor estava muito perto da aorta, por isso tiveram mesmo de fazer uma operação grande”, explicou Lídia, reforçando que está completamente recuperada: “Fiquei ótima, estou ótima.”
Lídia revelou ainda que a rapidez do diagnóstico e o acesso a um seguro de saúde vitalício foram decisivos para a sua recuperação. “Não dei por nada, porque tive a sorte de ter um seguro de saúde, que é o meu luxo – caríssimo, mas vitalício. Nem percebi realmente o que tinha,” acrescentou.
A atriz assegura que, apesar do susto, continua ativa e a trabalhar com a mesma dedicação de sempre. E não deixou de destacar o papel fundamental do seu companheiro, António Esteves: “Foi fundamental. Ele nem me deixou perceber realmente o que é que eu tinha. Pegou em mim, levou-me a todo o lado, com carinho, com amor, com cuidado.”