Luís Borges desabafa sobre filho com síndrome de Down e autismo após críticas nas redes sociais
Modelo reagiu a comentários "desagradáveis" sobre o filho mais velho, Bernardo, sublinhando que ele tem dias difíceis e só precisa do seu espaço. Luís Borges apelou a mais empatia, principalmente "se não sabem ou não procuram saber" o que caracteriza uma criança com síndrome de down e autismo.
Corpo do artigo
Luís Borges, conhecido modelo português, usou as redes sociais para reagir a comentários negativos que recebeu após publicar um vídeo com os seus três filhos: Bernardo, Lurdes e Eduardo. O vídeo, que teve mais de um milhão de visualizações, mostrava a família reunida, pois “3 é a conta que Deus fez”.
No entanto, alguns seguidores fizeram comentários que considerou menos agradáveis sobre Bernardo, de 15 anos, que tem síndrome de Down e autismo, e parece incomodado. Luís Borges explicou que Bernardo vive num universo próprio e por isso que o filho não aparece tanto nos conteúdos nas redes sociais.
“Nem todos os dias são fáceis, o Bernardo tem dias complicados, nos quais precisa do espaço dele e foge assim que vê um telemóvel apontado para ele. O Bernardo é assim, ponto final", sublinhou.
"Cada dia com o Bernardo é um desafio, porque ainda acresce o facto de ele não ser verbal e nós não conseguirmos saber o que é que ele está a sentir ou qual é o humor dele", acrescentou o modelo.
Luís partilhou ainda episódios de agressividade do filho, que já resultaram na destruição de objetos em casa, consequência dos picos provocados pela sua condição.
Assim, apelou à empatia: “Se vocês não sabem ou não procuram saber o que caracteriza uma criança com os problemas do Bernardo, não deixem comentários desagradáveis".
Pai solteiro desde a morte do marido, Eduardo Beauté, em 2019, Luís Borges assumiu a guarda dos filhos e mostra, nas suas redes sociais, a realidade de uma família cheia de amor, superação e desafios.
Bernardo, Lurdes, de 13 anos, e Eduardo, de 10, são a prioridade do modelo, que quer quebrar tabus e mostrar o lado real e sensível da paternidade com uma criança ou jovem com necessidades especiais.