
Madalena Abecasis com o cão Carlos, antes de meter a mão à obra num novo projeto
Foto: Instagram de Madalena Abecasis
Com humor, autenticidade e muita criatividade, a "Tia Lena" transformou o "faça você mesmo" num fenómeno nacional e inspirou o país a pôr as mãos à obra.
Corpo do artigo
Chama-se Madalena Abecasis, mas nas redes é a "Tia Lena", que pôs meio país a pintar paredes, reciclar móveis e descobrir na bricolage uma forma de terapia. Com mais de 750 mil seguidores no Instagram, tornou-se uma das figuras mais queridas e reconhecidas do digital em Portugal.
Designer de formação, passou pela Sonae e pela Vintage Bazaar. Nasceu em Cascais, viveu parte da infância no Alentejo e é casada com o empresário Nuno Sebastião, a quem chama "Pão Escuro". Em casa, reparte o caos e as gargalhadas com os quatro filhos, o cão Carlos e, desde esta semana, com a cadela Manela, que a influencer salvou do canil.
Conhecida pelo riso fácil e pela ironia certeira, Madalena não foge a um desafio, como o "Taskmaster", da RTP1, em que participou ao lado de Gabriela Barros, Cândido Costa e Wandson, levando o seu humor sem filtros para a televisão. Mas é nas redes sociais que realmente conquista o público, entre pincéis, papéis, colas e martelos. "Tenho um prazer enorme em meter mãos à obra, mesmo que às vezes as coisas não corram bem. Quando corre mal, pelo menos aprendi qualquer coisa", admite, divertida.
Autenticidade que contagia
A paixão por transformar espaços vem de longe. "A minha mãe ficava com os nervos em franja porque eu mudava tudo em casa", recorda. Hoje, essa energia tornou-se um movimento que atravessa o país. "Mais recentemente, partilhei no Instagram algumas coisas que ia fazendo, tais como estofar cadeiras, pintar paredes, papel de parede aqui e ali, decoupage em pratos, e percebi que havia muito público para isso", reconhece.

O segredo, diz, está na autenticidade: "As pessoas gostam de ver realidades com as quais se conseguem relacionar. Mostro sempre o meu dia a dia sem grandes filtros, porque é algo que me é natural, e decidi partilhar que estava a fazer estas coisas. Foi engraçado ver e receber fotografias de pessoas que, tal como eu, iam falhando e acertando nestes projetos de bricolage e, de repente, criámos ali um loop de tentativa e erro. Inevitavelmente isto aproxima-nos dos seguidores."
A ligação com quem a segue é próxima e orgânica. "As pessoas ficavam genuinamente interessadas, curiosas e principalmente motivadas. Fui recebendo imenso feedback e fotografias de pessoas com os seus próprios projetos e acho isso uma delícia", partilha.
Vontade de aprender
Muitos chamam-lhe "a mulher dos sete ofícios", mas Madalena recusa o rótulo. "Não acho que seja talento, certamente tenho vontade de aprender e tentar descobrir como se faz, e acho que se nota nos meus conteúdos. Mas não sei fazer nada muito bem, nem muito mal", brinca.
Para Madalena Abecasis, o valor está no processo, não na perfeição. "Mesmo que não seja perfeito, é feito à nossa medida e conta uma história". Entre tintas, ferramentas, gargalhadas e cães, a "Tia Lena" continua a inspirar os fãs a criar com as próprias mãos.

