A propósito do seu novo livro de memórias, "Matriarch", Tina Knowles expressa preocupação pelo facto de os netos crescerem sob os holofotes. "Se eu pudesse escolher, eles não teriam que lidar com as coisas", confessa a mãe de Beyoncé, que lutou contra um cancro da mama o ano passado.
Corpo do artigo
Tina Knowles, mãe de Beyoncé, nunca escondeu o amor incondicional pelos netos nem a preocupação constante com o impacto da fama nas suas vidas. Numa entrevista recente à BBC News, a matriarca revelou os dilemas que enfrenta ao ver os netos — Blue Ivy, de 13 anos, e os gémeos Rumi e Sir, de sete — crescerem sob o olhar atento do público.
"Se pudesse escolher, eles não teriam de lidar com as coisas com que têm de lidar enquanto crianças", afirmou, reconhecendo que Beyoncé e o marido fazem um esforço notável para proteger a privacidade da família, apesar das pressões constantes.
Contudo, Knowles mostra-se especialmente preocupada com o futuro. “Um dia, vão ler o que as pessoas escrevem sobre eles — as mentiras e tudo o resto”, lamentou.
Tina Knowles, de 71 anos, não esconde que preferia que os netos não seguissem carreira no mundo do entretenimento. Ainda assim, Blue Ivy já deu os primeiros passos: no ano passado, deu voz à personagem Kiara na prequela "Mufasa: O Rei Leão" e participou nas atuações da digressão "Renaissance" ao lado da mãe. A avó garante que a adolescente “teve de trabalhar para isso”, explicando que Beyoncé era relutante: “Ela dizia-lhe que não tinha tempo”.
Tina tem quatro netos, incluindo Julez Smith, filho de Solange, e considera também como seus os filhos da ex-colega de Beyoncé nas Destiny’s Child, Kelly Rowland. Para ela, os netos são “uma das maiores alegrias”.
No seu novo livro de memórias, "Matriarch", a empresária e designer de moda aborda episódios de racismo que marcaram a família, inclusive por parte das autoridades. “Havia muita tensão racial. Acho que algumas coisas mudaram, mas continuo a acreditar que os negros são mais vulneráveis à brutalidade policial e a serem parados sem motivo”, sublinhou.
Diagnóstico de cancro
A propósito da obra, Tina revelou ainda a sua luta contra o cancro da mama. À revista "People", contou que foi diagnosticada em julho do ano passado, ainda no primeiro estágio da doença.
"É importante não descurar das vossas mamografias", sublinhou a mãe de Beyoncé, frisando que decidiu incluir esta experiência pessoal no livro de memórias a ser lançado brevemente. "Lutei com a ideia de partilhar a minha jornada no livro porque valorizo muito a minha privacidade. Mas decidi partilhar porque acho que há muitas lições para as mulheres".
A designer notou como é fácil as mulheres colocarem-se em segundo plano. “Por vezes, andamos tão ocupadas de um lado para o outro, mas é fundamental fazer os exames. Se não tivesse feito o exame cedo, penso no que poderia ter-me acontecido".