O cantor Marco Paulo apadrinhou o agora seu herdeiro-surpresa, o bombeiro sapador bracarense Eduardo Ferreira (Dudu), em Braga, na sua cerimónia de entronização de membro da Confraria dos Sabores e Tradições Gastronómicas de Braga (BAFA).
Corpo do artigo
Ao longo dos últimos três anos e meio, desde o primeiro dia em que se conheceram, em Braga, Marco Paulo e Dudu passaram a ser os melhores amigos e confidentes. O cantor e o bombeiro também partilhavam o gosto pela gastronomia e fizeram-se confrades, embora de confrarias diferentes, já que Marco Paulo era confrade de honra, na Confraria Gastronómica do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa, sediada em Penafiel.
Já o seu amigo Dudu, um bracarense de gema, fez-se confrade da Confraria dos Sabores e Tradições Gastronómicas de Braga (BAFA), numa cerimónia na Sé Catedral de Braga, seguindo-se um almoço, nos jardins do Hotel Vila Galé, também em Braga.
A esposa do bombeiro acompanhou-o nas cerimónias, em 9 de setembro de 2022, sendo entronizado igualmente o vereador Altino Bessa, da Proteção Civil de Braga, que tutela os Bombeiros Sapadores, onde Dudu é operacional.
A deputada socialista à Assembleia da República Palmira Maciel, ex-vereadora da Educação da Câmara de Braga e antiga presidente da Junta de Freguesia de Lamaçães, foi outra das personalidades entronizadas na Sé Catedral.
Dudu foi entronizado pela enfermeira Maria do Céu Ameixinha, que conheceu o bombeiro sapador quando coordenava em Braga a vacinação contra a Covid-19, sendo fundadora da Confraria dos Sabores e Tradições Gastronómicas de Braga (BAFA).