Shakira imigrou para os EUA aos 19 anos, em busca de um "futuro melhor". Hoje, a cantora não esconde a sua preocupação com a forma como os imigrantes são tratados, criticando abertamente as políticas do presidente Donald Trump: "Ser imigrante nos EUA significa viver com medo constante".
Corpo do artigo
Natural da Colômbia, Shakira é uma das muitas artistas imigrantes nos EUA e, tal como tantos outros, manifestou o seu desagrado face às novas políticas do republicano Donald Trump.
Em entrevista à BBC, a cantora recordou que imigrou para Miami com apenas 19 anos, em busca de um "futuro melhor". "Lembro-me de estar rodeada de dicionários de espanhol-inglês e de sinónimos — porque, na altura, não havia Google nem ChatGPT para ajudar. Por isso, era tudo bastante precário", contou.
Para compreender melhor o funcionamento da língua inglesa, Shakira começou a interessar-se por poesia e a ouvir as letras de Leonard Cohen, Walt Whitman e Bob Dylan. "Acho que foi assim que me tornei boa nisto", revelou.
Nos últimos tempos, a cantora tem refletido sobre essas experiências, sobre a forma como foi acolhida nos EUA e sobre o contraste com a postura do governo Trump relativamente aos imigrantes.
"Ser imigrante nos EUA significa viver com medo constante. É doloroso assistir a isto. Mais do que nunca, precisamos de permanecer unidos", destacou, acrescentando que é importante levantar a voz e "deixar bem claro que um país pode mudar as suas políticas de imigração, mas o tratamento de todas as pessoas deve ser sempre humano".
Homenagem nos Grammys
No início do ano, Shakira recebeu o Grammy de Melhor Álbum Pop Latino e, ao subir ao palco para aceitar o prémio, dedicou-o a todos os seus "irmãos e irmãs" imigrantes nos EUA. "Vocês são amados, vocês merecem, e eu irei sempre lutar por vocês", afirmou na altura.
Vale recordar que a cantora tem vivido anos atribulados, após a mediática separação do ex-jogador Gerard Piqué, com quem tem dois filhos: Milan e Sasha, de 12 e 10 anos, respetivamente. As crianças querem seguir os passos da mãe e têm apostado numa carreira na música.