A escritora britânica Mel Elliott acusa a duquesa de Sussex de ter copiado o conceito de sua obra "Pearl Power", publicada entre 2014 e 2016. A alegação surge após "Pearl", a série de Meghan Markle, ser cancelada pela Netflix, antes mesmo de ser exibida ao público, no início de 2022.
Corpo do artigo
Meghan Markle encontra-se novamente no centro de uma polémica. A duquesa de Sussex é acusada de plagiar o conceito da sua série "Pearl" da escritora Mel Elliott, que já desenvolvia um projeto com o mesmo nome e temática semelhante.
A acusação surgiu depois de a série de Meghan ser cancelada pela Netflix, antes mesmo de estrear, no início de 2022, como parte de uma reestruturação interna da plataforma de streaming. "Pearl", que prometia abordar o empoderamento feminino através de uma jovem protagonista que viajava no tempo para aprender com figuras históricas femininas, nunca chegou a ser exibida.
Em 2021, quando Meghan revelou o seu projeto de animação, Mel Elliott já tinha publicado três livros da coleção "Pearl Power" — em 2014, 2015 e 2016. Dona de um extenso portfólio de livros de colorir, a também ilustradora teve o seu trabalho reconhecido por celebridades como Ryan Gosling, que levou um exemplar para o programa de Ellen DeGeneres, Victoria Beckham e Kate Winslet.
Em 2019, Mel Elliott começou a trabalhar na adaptação da sua obra para uma série animada, também centrada no empoderamento feminino, e que incluía um encontro entre a personagem Pearl e a lendária tenista Billie Jean King, que expressou publicamente o seu apoio ao projeto.
A notificação enviada pela equipa jurídica da artista à Netflix em 2021 indicava que o conceito de "Pearl Power" já estava em desenvolvimento há algum tempo, com a personagem a ser inspirada diretamente por ícones feministas.
Perante as semelhanças entre os seus projetos e o de Meghan, Elliott tentou entrar em contacto com a Netflix e a Archewell Productions para discutir a situação. No entanto, não obteve qualquer resposta.
"Estou feliz que 'Pearl', a série de Meghan, tenha sido cancelada, e espero que isso tenha a ver comigo. Mas o que eu realmente queria era ver o meu projeto ganhar vida, e que eu fosse convidada para trabalhar como colaboradora. 'Pearl' era o meu projeto dos sonhos, e agora, se voltar a trabalhar na minha criação, parecerá que estou a copiar a ideia de alguém", confessou Mel ao jornal “Daily Mail”, visivelmente frustrada pela falta de comunicação.
Em silêncio
Além das acusações feitas por Mel Elliott, Meghan Markle também foi recentemente acusada de plagiar o programa de culinária da atriz Pamela Anderson, "Pamela's Cooking With Love".
Até ao momento, Meghan Markle e a sua equipa não se manifestaram sobre as acusações. A duquesa de Sussex, que tem estado no centro de várias controvérsias desde a sua saída da família real britânica, mantém-se em silêncio quanto à mais recente polémica.