Sempre na mira da crítica, Meghan Markle é acusada de ter copiado o brasão de um município de Porreres, em Palma de Maiorca, Espanha, para o logótipo da sua nova marca. Pelos custos, a câmara local não deverá avançar com queixa por plágio, mas vai apelar ao bom senso da empresa da mulher do príncipe Harry.
Corpo do artigo
"As ever" é o nome da nova marca anunciada, na terça-feira, por Meghan Markle, quase um ano após ter lançado a “American Riviera Orchard”, que enfrentou problemas no registo. A mulher do príncipe Harry remeteu a novidade para o site, no qual se destaca uma fotografia inédita com a filha mais nova, Lilibet, de três anos.
Horas após a revelação, a duas semanas de ficar disponível no mercado, o símbolo da marca já provocou polémica e bem longe da Calífórnia, Estados Unidos, onde está a duquesa de Sussex, que é acusada de copiar o brasão de armas do município de Porreres, em Palma de Maiorca, Espanha.
A "coincidência" foi descoberta pela autora do canal de Youtube "Think Beautiful". “Neste vídeo, olho para o novo logotipo e mostro o que creio ter ‘inspirado’ Meghan Markle. Quando digo inspirado, obviamente que quero dizer que é 100% plagiado”.
Enquanto o logo da "As ever" exibe uma palmeira (representativa de Santa Barbara, na Califórnia, onde Meghan vive) ladeada por dois beija-flores, o brasão de Porreres é descrito por uma palmeira (também característica de Maiorca) com duas andorinhas, uma de cada lado da árvore.
"É uma cópia completa”, reagiu a presidente da câmara, Xisca Mora, ao "El País", depois de o jornal local "Tot Plá" ter veiculado o caso. Surprendida com a notícia, a autarca admitiu não poder meter-se numa batalha, por falta de meios. “Apresentar uma queixa por plágio é complicado e caro, e uma pequena autarquia como a nossa não está em condições de lutar contra a coroa inglesa”, afirmou, consciente do peso da mulher do príncipe Harry, apesar de terem há muito deixado de ser membros séniores da família real britânica.
Mesmo assim, pedirá à marca da antiga atriz para que retire "de imediato" o seu logótipo pelas semelhanças com o brasão da cidade que remonta ao século XIV. A figura está esculpida em pedra em vários edifícios da cidade no centro da ilha das Baleares.
Ouvida também pelo jornal ABC, Xisca Mora sublinhou temer que a imagem que identifica o município se banalize devido a uma marca que não sabe "nem o que promove nem o que vende".
O novo negócio de Meghan Markle estreia-se a 4 de março, dia em que também arranca sua série "With love, Meghan", na Netflix, focando-se nos seus hobbies, com a oferta de produtos de cozinha, bricolagem e jardinagem.