Membros dos BTS são dispensados do serviço militar e fãs reúnem-se na Coreia do Sul
Quatro membros da banda sul-coreana BTS foram dispensados esta semana do serviço militar obrigatório, aproximando o tão aguardado regresso do grupo. Fãs de todo o mundo, incluindo portugueses, viajaram até à Coreia do Sul para celebrar nas ruas de Seul.
Corpo do artigo
Os fãs da banda sul-coreana BTS têm finalmente motivos para celebrar: quatro membros do grupo — Kim Namjoon (RM), Kim Taehyung (V), Jimin e Jungkook — foram dispensados esta semana do serviço militar obrigatório em Seul, juntando-se a Jin e J-Hope, que terminaram a sua prestação no ano passado. Agora, apenas Suga continua a cumprir o dever militar, com conclusão prevista para o próximo dia 21.
Para receber os cantores de K-pop, fãs de todo o Mundo viajaram até à Coreia do Sul. Foi o caso da portuguesa Luísa Abreu, que passou os últimos dois dias em frente à sede da empresa HYBE, proprietária da editora responsável pela carreira dos artistas, à espera de novidades sobre o regresso da banda, previsto para o início do próximo ano. "Encontrei alguns portugueses na zona onde estava, mas soube, através da rede social X, que estavam mais. Veem-se muitas pessoas que vieram pelos BTS, porque andam com porta-chaves nas carteiras", contou ao JN, acrescentando que o ambiente nas ruas de Seul é de festa.
Além dos fãs que aguardaram junto à HYBE, houve quem quebrasse as regras e fosse até ao regimento de transmissões para receber os cantores. "Foram divulgadas informações e algumas pessoas acabaram por ir até à base militar, mas a agência pediu que ninguém o fizesse".
A banda de K-pop anunciou uma pausa na carreira em 2022 para cumprir a lei sul-coreana que obriga todos os homens entre os 18 e os 28 anos a realizar dois anos de serviço militar obrigatório. Esta medida tem como objetivo garantir a defesa do país face à ameaça da Coreia do Norte, que possui armas nucleares.
Sucesso mundial
Em atividade desde 2013, os BTS são um dos grupos sul-coreanos de maior sucesso, com êxitos como “Dynamite” ou “My Universe”, este último lançado em parceria com a banda Coldplay.
Os fãs da banda de K-pop, conhecidos como ARMY, são os principais responsáveis pela sua fama global. Para além da música, os membros dos BTS são reconhecidos pelo seu impacto cultural e social, nomeadamente através de campanhas com a ONU e de mensagens de sensibilização para a saúde mental.