Artista morreu a 25 de junho de 2009, vítima de uma paragem cardiorrespiratória. Cantor tem herança bloqueada e um longo historial de acusações de abuso sexual.
Corpo do artigo
A 25 de junho de 2009, dias antes do início da digressão “This is it”, uma série de 50 concertos que aconteceriam na O2 Arena, em Londres, o Rei do Pop, como ficou conhecido, sofreu uma paragem cardiorrespiratória.
O cantor foi socorrido no local, mas, devido ao quadro clínico, foi transferido para um hospital na Universidade da Califórnia, Los Angeles, onde acabaria por falecer horas mais tarde. A autópsia e exames toxicológicos revelaram que Jackson morreu, aos 50 anos, por intoxicação aguda com Propofol, medicamento receitado pelo cardiologista Conrad Murray.
Michael Jackson iniciou a carreira musical na década de 60, quando se juntou aos irmãos na banda The Jackson 5. Foram inúmeros os êxitos do quinteto, como “I’ll be there” ou “I want you back”, mas Michael acabou por abandonar o projeto poucos anos depois, com o objetivo de seguir uma carreira a solo.
O álbum “Thriller”, lançado em 1982, é considerado por muitos o “melhor álbum da história”, tendo vencido oito Grammys, incluindo a categoria “Álbum do Ano”.
Em 1984, o cantor norte-americano, criador do passo de dança “moonwalk”, ganhou uma estrela no Passeio da Fama, em Hollywood.
Na década de 90, as alterações faciais do artista começaram a ser mais visíveis, nomeadamente a mudança da cor de pele. Em 1993, o intérprete revelou, numa entrevista conduzida por Oprah Winfrey, que sofria de vitiligo, doença crónica que causa despigmentação. Na mesma década foi pai de Prince Michael Jackson, de 27 anos, e Paris Jackson, de 26, concebidos através de inseminação artificial, como revelou a mãe dos mesmos. O terceiro filho, Bigi, nasceu em 2002, com recurso a barriga de aluguer.
Abusos sexuais
No início da década de 90, Jackson foi acusado por Evan Chandler de ter abusado sexualmente do filho, Jordan, na altura com 13 anos. O processo acabou por ser encerrado após um acordo de milhões de dólares. Há um ano, um tribunal da Califórnia reabriu os processos de dois homens, Wade Rabson, de 40 anos, e James Safechuck, de 45 anos, que alegam também ter sido vítimas de abusos sexuais na infância por parte do astro. O advogado Jonathan Steinsapir defende que são “homens motivados apenas por dinheiro”.
Polémica
Fortuna bloqueada à família do cantor
Os filhos e a mãe, Katherine, de 94 anos, estão impedidos de aceder à herança deixada por Michael Jackson, devido a uma alegada fuga ao fisco. De acordo com a revista “People”, o património do intérprete não foi declarado na totalidade, havendo ainda 700 milhões de dólares (650 milhões de euros) de impostos e multas em falta. Ainda assim, os familiares continuam a receber uma mensalidade. “Trabalhamos com eles para garantir que têm tudo o que precisam, tal como o Michael queria”.