Atriz revelada em "Morangos com açúcar" estreia-se esta segunda-feira como Leonor em “Ao largo”, enquanto faz planos para passar uma temporada na América a estudar.
Corpo do artigo
Nascida na Moldávia, aos cinco anos Mikaela Lupu mudou-se para Portugal, onde descobriu o caminho para a representação. Hoje, aos 27 anos, estreia-se como protagonista da série diária “Ao largo”, na RTP1 e RTP Play, num papel muito diferente daqueles que antes fez.
Na ficção da estação pública, a atriz é agora Leonor, numa história onde “tudo o que acontece é uma surpresa”. “A espontaneidade acho que é um dos pontos fortes da série. Já a minha personagem trabalha para a máfia e tem que fugir, descobrindo uma família desgovernada e o André (Renato Godinho). A partir daí tudo acontece”, antecipa. A história mistura-se com a gentrificação que, na realidade, caracteriza Lisboa.
Este é o regresso ao pequeno ecrã, se bem que o projeto tenha sido gravado em 2021. Entretanto, Mia, como gosta de ser tratada, faz planos para, no segundo semestre do ano, “passar uma temporada nos Estados Unidos”, onde tem agente, e pode “juntar o útil ao agradável”: “Vou aproveitar para estudar e continuar a fazer self-tapes. Falo cinco línguas, já tenho a facilidade da minha língua materna ser outra, e, recentemente, também fui para a Faculdade de Letras aprender russo, o que acaba por ser mais uma nuance no meu currículo e quero tirar o máximo partido disso”. Mas, “entretanto, se algum projeto interessante surgir cá, consigo tentar conciliar”, diz.
Sair da zona de conforto
Viver o presente é o lema da jovem, certa de que “acaba sempre por surgir algo giro”. Mikaela Lupu mantém o “bichinho de querer novidade de tempos em tempos e desafios novos”. O facto de cedo ter deixado o país natal, para se juntar aos pais em Portugal, e de ter feito “um ‘gap year’ aos 18/19 anos”, fomentou-lhe “a vontade de viver mais e de sair da zona de conforto, mesmo em trabalhos”.
Foi há 12 anos que debutou na arte de representar, na nona e última temporada de “Morangos com açúcar”, como Teresa, uma adolescente vítima de bullying e problemas de anorexia. Na altura, era já agenciada para figurações e publicidade e foi assim que surgiu a oportunidade. A série juvenil da TVI está de regresso com novos capítulos e Mikaela reconhece que “seria muito giro voltar, depois de a Teresa superar a anorexia”.
A atriz está noiva do empresário Gonçalo Neves que, por se mover numa área diferente, como admite, permite-lhe “sair um bocado da bolha que é o meio artístico” e ver que existe outro mundo.