Por norma, as temperaturas altas do verão fazem-nos pensar em bebidas frescas, até porque precisamos de nos manter hidratados. Mas para os verdadeiros amantes do café, o importante é saber que o vão continuar a fazer, independentemente do destino de férias.
Corpo do artigo
Mas será que este hábito deve ser desaconselhado nos dias em que a temperatura aumenta?
Acreditar nos estudos
Há anos, havia um mito de que o café e outras bebidas com cafeína eram responsáveis pela desidratação do corpo nos dias quentes. É por isso que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre tomar café no verão. Segundo um estudo da Universidade de Birmingham, Reino Unido, a cafeína não causa desidratação em adultos saudáveis. Inclusive, há provas que apontam para o facto de o café hidratar tanto quanto a água.
O efeito diurético
A cafeína em altas doses causa, sim, um efeito diurético no corpo. Mas, para chegar a um nível de desidratação, o consumo precisa ser exagerado. Ou seja, tomar café em doses normais ou moderadas não representa qualquer risco.
Quanto mais quente melhor
Ao contrário da crença popular, o café quente tem um efeito refrescante e proporciona alívio em climas mais exigentes. Além de estimular o efeito termorregulador do corpo, o café em dias de temperaturas altas tem benefícios.
Energia e antioxidantes
A cafeína age rapidamente e potencia as atividades corporais, auxiliando o foco e combatendo a exaustão. Ao beber uma chávena de café, também se recebe a quantidade adequada de energia para o dia a dia, além de o café ser rico em antioxidantes e minerais.
Pressão arterial
Outra razão para o consumo de café no verão é que este ajuda no tratamento da pressão arterial baixa. Consumir café no verão ajuda, então, a recuperar energia e a diminuir a fadiga associada ao calor, repondo sai minerais e antioxidantes essenciais. Assim, se gosta de beber um cafezinho a seguir ao almoço, continue, sem culpa. Só não exagere. Mas isto vale tanto para o verão como para o inverno.