Moda árabe contemporânea estreia-se no Portugal Fashion e abre fronteiras ao talento português
Designer saudita apresentou coleção inspirada em AlUla, na região de Medina, marcando uma parceria entre Portugal e a Arábia Saudita para impulsionar a internacionalização da moda nacional. A colaboração entre a ANJE e a Saudi Fashion Association foi formalizada, mais tarde, com a assinatura de um memorando.
Corpo do artigo
A marca saudita DANEH Design estreou-se esta sexta-feira no Portugal Fashion, na passarela do Museu do Carro Elétrico, no Porto. Fundada por Daneh Buahmad, que deixou uma carreira em tecnologia e média para se dedicar à moda, a marca apresentou uma coleção inspirada na paisagem terrosa de AlUla, na região de Medina.
“Foi lá que me senti tocada pelas cores, pelas formas. Quis traduzir isso para tecidos leves, versáteis e com um toque utilitário”, explicou a designer, que pela primeira vez também vestiu homens, sublinhando peças unissexo.
A coleção destaca silhuetas fluidas, bolsos funcionais e uma fusão entre elementos masculinos e femininos, refletindo a praticidade da mulher contemporânea.
Esta estreia integra a iniciativa “Portugal Fashion Meets Saudi Arabia”, resultado da parceria entre a ANJE e a Saudi Fashion Association, formalizada com a assinatura de um memorando, mais tarde, na Casa do Farol, onde foram celebrados os 30 anos do Portugal Fashion.
Para o presidente da ANJE, Carlos Carvalho, “o Portugal Fashion, que traz à Invicta não só os designers e o talento africano, mas também o do Médio Oriente, é um evento da ANJE e tem a ver com fazermos da ANJE a plataforma para a internacionalização do negócio do jovem empresário português".
"Acreditamos que, com esta nova geração, podemos ser mais dinâmicos, rápidos e facilitadores da internacionalização. O mercado português é pequeno, e o objetivo é servir de plataforma de aceleração, abrir novos mercados e criar ligações internacionais. Depois do Cristiano Ronaldo, o Portugal Fashion está pronto para marcar pontos também na Arábia Saudita. A ideia é irmos fazer os nossos golos depois do Ronaldo fazer os dele", rematou.
Antes de o talento português conquistar o Médio Oriente, este sábado será a vez do também saudita Khalid Almasoud entrar em campo com a marca AWAKEN. Nas vésperas, o diretor criativo sofreu com a eliminação do Al-Hilal no Mundial de Clubes, manifestando-se rendido ao internacional luso Rúben Neves.