Moda com pés na terra: Enzo Peres vence Bloom 2025 com coleção sobre raízes e desconstrução
Dupla Marques’Almeida assume mentoria do concurso de jovens talentos do Portugal Fashion, prometendo “estrutura e iniciativa” para a nova geração de criadores. Enzo Peres vence com uma coleção sobre origem e deslocamento - e entra descalço na passarela para calçar a própria criação.
Corpo do artigo
O Portugal Fashion deu mais passo rumo à renovação da moda nacional. A edição 2025 do concurso Bloom, dedicado a jovens talentos, está agora sob orientação da dupla de designers Marta Marques e Paulo Almeida, que querem abrir caminho para uma indústria mais inclusiva, com “estrutura e iniciativa”.
O primeiro nome a brilhar nesta nova era é o de Enzo Peres, de 20 anos, que venceu o concurso com uma coleção profundamente pessoal e simbólica - e com os pés literalmente no chão.
Descalço na passarela, Enzo Peres sacrificou o seu próprio calçado para que uma modelo pudesse usar a bota certa durante o desfile. Um gesto que acabou por se transformar numa imagem forte da apresentação e da própria filosofia do criador: intimidade, improviso e ligação direta com a terra.
Natural de São Paulo, o jovem designer vive em Portugal há três anos e estuda na ESAD, em Matosinhos. A coleção vencedora, intitulada “Gênesis 01”, mergulha nas noções de origem, deslocamento e reconstrução pessoal. “Eu sempre me senti deslocado nesse mundo”, disse após o desfile, emocionado. “E eu acho que o meu trabalho é esse espaço de conforto onde eu crio o meu universo", acrescentou.
Em “Gênesis 01”, Enzo Peres desconstrói peças clássicas do vestuário, como camisas e casacos, propondo mais de 50 formas de uso para algumas peças. As cores predominantes — preto, branco e rosa — são usadas como metáforas de ausência, peso e contraste. “O rosa é uma cor que eu não gostava, agora eu amo. Cria um contraste interessante entre o preto e o branco, funciona como um pop no meio disso tudo”, sublinhou.
Além do reconhecimento público e da visibilidade no palco do Portugal Fashion, o vencedor do Bloom 2025 recebe um prémio monetário de 2450 euros, um estágio profissional de seis meses na Salsa Jeans, uma pós-graduação em Fashion Management na Católica Porto Business School e acesso a mentorias e apoio especializado.
Marta Marques e Paulo Almeida, dupla internacionalmente reconhecida como Marques’Almeida, assumiram este ano a coordenação do Bloom, com a ambição de desafiar o "statu quo" da moda nacional e dar palco a novas vozes. O desabafo de Perederko após a vitória dá o tom do que se pretende mudar: “A indústria ainda valoriza sempre os mesmos criadores.”
Com a mente posta na “Gênesis 02” e um futuro promissor pela frente, Enzo pretende continuar a desenvolver a sua marca em Portugal, pelo menos para já: “Vou até onde a minha intuição me levar.”