A estilista italiana Rosita Missoni morreu aos 93 anos.
Corpo do artigo
A notícia foi confirmada pelo presidente da região da Lombardia, em Itália, Attilio Fontana, que elogiou as icónicas "texturas multicoloridas" da marca e descreveu a morte da estilista como "uma grande perda para a Itália, a Lombardia e para a província de Varese, onde nasceu e viveu".
Nascida Rosita Jelmini em Golasecca, na região de Varese, na Lombardia, em 1931, Missoni conheceu o marido Ottavio durante um intervalo de estudos em Londres no verão de 1948, quando ele estava competir na final dos 4x400m com barreiras nos Jogos Olímpicos e ela estava a aprender inglês em Hampstead, de acordo com o jornal britânico "The Guardian".
Após casarem-se em 1953, o casal abriu uma pequena loja de malhas em Gallarate, a norte de Milão, antes de se estabelecer na vizinha Sumirago, onde construíram a sua casa e fábrica.
Internacionalmente admirada pelo seu estilo colorido, Missoni passou a ser considerada a realeza da moda por ser uma de um grupo de estilistas que trouxeram a indústria italiana de prêt-à-porter para um mercado global nas décadas de 1950 e 1960.
Os três filhos do casal, Vittorio, Luca e Angela, e os netos tornaram-se parte integrante do negócio da família. Em 1996, Angela e Luca assumiram o lado criativo, enquanto Vittorio tornou-se o diretor de marketing e, eventualmente, o diretor-executivo.
No início de 2013, Vittorio morreu num acidente de avião, aos 58 anos, e Ottavio morreu em maio do mesmo ano, aos 92 anos.
Missoni deixa Luca e Angela, os seus nove netos e as suas famílias.