A atriz brasileira Ilva Niño, conhecida por ter interpretado o papel de Mina na novela "Roque Santeiro", morreu esta quarta-feira, aos 89 anos, no Rio de Janeiro.
Corpo do artigo
De acordo com o G1, a atriz estava internada no Hospital Quali, em Ipanema, desde o dia 13 de maio, altura em que foi submetida a uma cirurgia cardíaca.
Num comunicado entretanto divulgado, a unidade hospitalar confirmou o falecimento da artista, na sequência de "complicações respiratórias, digestivas e renais", que culminaram em "falência múltipla de órgãos".
Na memória de quem assistiu a “Roque Santeiro” ainda ressoam os gritos de Porcina, a quem Regina Duarte deu vida, a chamar pela empregada, interpretada por Ilva. “Miiiiiiiinaaaaaa!", berrava, tornando-a popular e inesquecível.
Ilva Niño teve uma longa carreira em televisão, tendo feito mais de três dezenas de novelas e participado em várias séries. Além de ter integrado o elenco de "Roque Santeiro", foi também um dos rostos de "Pedra sobre Pedra", "Suave Veneno", "Terra Nostra", "Porto dos Milagres", "Senhora do Destino" e "Alma Gêmea".