John Sykes, guitarrista das bandas Whitesnake e Thin Lizzy, morreu na segunda-feira aos 65 anos. A notícia foi avançada na página oficial do artista, que estaria a lutar contra um cancro.
Corpo do artigo
"É com grande tristeza que informamos que John Sykes faleceu após uma dura batalha contra o cancro. Será recordado por muitos como um homem com um talento musical excecional, mas para aqueles que não o conheciam pessoalmente, era um homem atencioso, gentil e carismático, cuja presença iluminava o ambiente", lê-se na nota, que lembra um artista que seguia o seu próprio ritmo e defendia os oprimidos.
A mensagem revela, ainda, que nos últimos dias de vida, John Sykes falou sobre o amor e a gratidão que tinha pelos fãs, que o acompanharam ao longo dos anos. "Embora o impacto da sua perda seja profundo e o clima sombrio, esperamos que a luz da sua memória extinga a sombra da sua ausência", termina a nota.
John Sykes começou a sua carreira em 1980 com a banda de "new wave british heavy metal", The Tygers of Pan Tang. Após dois anos de álbuns e digressões com os Tygers, fez audições para um lugar na banda de rock clássico Thin Lizzy, onde conseguiu o papel de novo guitarrista principal, ao lado de Scott Gorham.
Segundo a biografia do artista, juntou-se aos Thin Lizzy em 1982 e participou nos álbuns "Thunder & Lightning", "Live Life" e, ainda, num álbum ao vivo gravado pela BBC do último concerto da banda no festival de Reading em 1983. Depois, foi descoberto por David Coverdale e convidado a juntar-se à banda Whitesnake. Em 1987, foi lançado o álbum homónimo dos Whitesnake, inteiramente co-escrito por John, com êxitos clássicos como "Still of the Night" e "Is This Love".