Morreu Terence Stamp, ator britânico conhecido pelo papel de General Zod em "Super-Homem"
Conhecido internacionalmente pelo papel de General Zod em "Super-Homem", Terence Stamp foi um dos atores mais marcantes do cinema britânico. A família anunciou este domingo a sua morte, aos 87 anos, sublinhando o legado duradouro que deixará e que continuará a inspirar gerações futuras.
Corpo do artigo
O ator britânico Terence Stamp, uma figura emblemática do cinema mundial, conhecido sobretudo por interpretar o supervilão General Zod no filme "Super-Homem", morreu aos 87 anos, anunciou a família este domingo.
Nomeado para um Óscar ao longo da sua carreira que abrangeu mais de 60 filmes, Stamp destacou-se em títulos como "The Limey" e "The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert". No comunicado, a família afirmou que o ator "deixa um corpo de trabalho extraordinário, tanto como ator como escritor, que continuará a tocar e inspirar pessoas durante muitos anos."
Nascido em Londres em 1938, filho de um maquinista de rebocadores, Terence Stamp sobreviveu ao bombardeamento da cidade durante a Segunda Guerra Mundial. Após terminar a escola, trabalhou inicialmente em publicidade, antes de conseguir uma bolsa para frequentar a Webber Douglas Academy of Dramatic Art.
O seu primeiro papel no cinema foi o protagonista do filme de aventura histórica "Billy Budd" (1962), que lhe valeu a nomeação para o Óscar e abriu as portas para uma carreira de sucesso.
Além de "Super-Homem" (1978) e "Super-Homem II" (1980), onde interpretou o megalómano General Zod, Stamp participou em filmes marcantes como "Theorem" (1968), de Pier Paolo Pasolini, "A Season in Hell" (1971) e "The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert" (1994), no qual encarnou uma mulher transgénero.
Reconhecido pelo seu charme e elegância, formou um dos casais mais destacados do Reino Unido com a atriz Julie Christie, com quem contracenou em "Far From the Madding Crowd" (1967). Também namorou a modelo Jean Shrimpton e foi fotografado por David Bailey.
Após uma tentativa falhada de assumir o papel de James Bond após Sean Connery, Stamp trabalhou em cinema italiano com o realizador Federico Fellini. Nos anos seguintes, afastou-se do centro das atenções para estudar yoga na Índia, regressando depois para o seu papel mais icónico em Hollywood.
Nos últimos anos, participou em filmes como "Valkyrie" (2008), ao lado de Tom Cruise, e "The Adjustment Bureau" (2011), com Matt Damon, bem como em projetos de realizadores como Tim Burton.

