
Emma Heming diz que foi difícil decidir meter Bruce Willis num lar onde este tem cuidados especializados
Foto: Direitos Reservados
A mulher de Bruce Willis admite que transferir o ator para um lar especializado foi uma decisão difícil, mas necessária para o bem-estar dele e das filhas. Emma Heming alerta para a incompreensão sobre os cuidadores e a rapidez com que são julgados.
Emma Heming, modelo e empresária e mulher de Bruce Willis, falou abertamente sobre a decisão de transferir o ator para um lar especializado, onde recebe cuidados permanentes. Admitiu que foi uma das escolhas mais difíceis de tomar, tanto para si como para a família.
O ator, de 70 anos, enfrenta demência frontotemporal (DFT), uma doença que afeta áreas do cérebro ligadas à linguagem e à personalidade antes de provocar perda de memória. O agravamento da sua condição levou a família a procurar um ambiente mais seguro e adequado.
"É uma das decisões mais difíceis que já tive de tomar até agora", disse Heming à apresentadora Diane Sawyer, no especial da ABC "Emma e Bruce Willis: A Viagem Inesperada". A modelo e empresária explicou que pensou sempre no bem-estar das filhas em comum, Mabel Ray e Evelyn Penn, de 13 e 11 anos.
Leia também "O cérebro está a falhar". Mulher de Bruce Willis partilha impacto da doença
Apesar das críticas, Heming defendeu a sua postura. "Sabia que Bruce teria querido isto para as nossas filhas. Haveria de querer que vivessem num ambiente que satisfizesse as suas necessidades, não as dele", afirmou.
O papel do cuidador
Emma Heming sublinhou a importância dos cuidadores, muitas vezes incompreendidos: "Com demasiada frequência, quem não vive esta experiência nem esteve na linha da frente julga os cuidadores de forma rápida e injusta". Para ela, partilhar a experiência ajuda a criar ligação e validação para quem vive o cuidado diariamente.
A modelo e empresária revelou ainda como a leitura de comentários online a impressionou pela rapidez com que algumas pessoas julgavam a decisão. No seu livro "Uma Viagem Inesperada", que será lançado a 9 de setembro, recorda o conselho de uma terapeuta: "Nada muda uma opinião tão poderosamente como viver uma experiência".
A filha de Bruce com Demi Moore, Tallulah, de 31 anos, expressou gratidão: "Amamos-te muito. Obrigada por tudo o que fazes por nós e pela nossa família". Desde 2023, Bruce recebe cuidados permanentes de Heming, das filhas em comum, da ex-mulher e das três filhas maiores deste casamento: Rumer, Scout e Tallulah.

