Mulheres que acusam Andrew Tate de violação exigem indemnização de 117 mil euros

Andrew Tate é acusado de violação e agressão sexual
Foto: Daniel Mihailescu / AFP
Quatro mulheres que estão a processar o influenciador Andrew Tate por abuso e comportamento coercivo estão a pedir uma indemnização de mais de 100 mil libras (117 mil euros).
Corpo do artigo
Documentos apresentados na semana passada acusam Tate, um autointitulado misógino, de violação e agressão sexual, e de apontar uma arma à cara de uma mulher.
O juiz Richard Armstrong disse, numa audiência preliminar do processo civil, esta terça-feira, que os queixosos estavam "a procurar indemnizações que provavelmente chegariam aos seis dígitos" e que poderia haver um julgamento de três semanas no início de 2027.
Anne Studd, que representa as mulheres, disse numa petição escrita que o caso "é entendido como a primeira alegação em que foram consideradas alegações de controlo coercivo num contexto civil para determinar se este comportamento pode ser considerado inflição intencional de danos". Considerou o controlo coercivo "uma forma de aliciamento e manipulação".
Armstrong atendeu ao pedido das mulheres para que uma testemunha especialista comparecesse, mas rejeitou outra.
Documentos judiciais vistos pela AFP referem que Tate, um ex-lutador profissional de kickboxing, agarrou uma mulher pelo pescoço várias vezes em 2015. É também acusado de a agredir com um cinto e de a violar.
O advogado de Tate considerou as alegações "invenção" e "um monte de mentiras".
Uma segunda mulher alega que Tate a estrangulou sem o seu consentimento durante o sexo em 2015. Uma terceira acusa-o de a violar em 2013, e uma quarta disse que Tate a estrangulou até ela desmaiar durante o sexo, depois continuou a ter relações sexuais e ameaçou matá-la.
O processo civil surge depois de o Ministério Público do Reino Unido (CPS) ter decidido, em 2019, não tomar qualquer medida.
Matt Jury, advogado que representa as mulheres, disse à BBC que os seus clientes "tiveram justiça negada pela polícia e pelo CPS, enquanto assistiam ao crescimento da influência de Andrew Tate".
Tate enfrenta ações legais em vários países, incluindo alguns casos em que é acusado juntamente com o irmão Tristan Tate. Na Roménia, os irmãos Tate enfrentam acusações separadas de tráfico de menores, relações sexuais com menores e branqueamento de capitais.
