Filho de pais ganeses que, nos anos 1990, atravessaram o deserto a pé para fugirem da guerra em África, Nico Williams, que faz 22 anos esta sexta-feira, é atualmente uma das estrelas da seleção espanhola que, este domingo, joga a final do Euro contra Inglaterra.
Corpo do artigo
Ao lado de Lamine Yamal, o futebolista leva alegria para o relvado, longe do passado familiar cinzento.
Ídolo do futebol atual, Nico Williams é um exemplo de superação, pois não teve uma vida fácil até se afirmar como jogador. Nascido em Pamplona, foi vítima de racismo, tal como o irmão, o também futebolista Iñaki Williams, depois do percurso difícil dos pais, Félix e María, para chegarem a Espanha nos anos 1990.
Oriundo do Gana, o casal fugiu em 1994, atravessando parte do deserto do Saara a pé rumo a Melilha, uma cidade autónoma espanhola localizada no norte da África, nas margens do Mar Mediterrâneo, arriscando ser deportado.
No destino, “saltaram a cerca e a Guarda Civil deteve-os”, contou Iñaki ao “The Guardian”, a quem revelou ainda que a mãe sempre evitou contar a história, apesar de a questionar quando “via as notícias e via os barcos que chegavam de África”.
Na altura, a Félix e Maria (que estava grávida do primogénito e “andou descalça no deserto”) valeram os conselhos de um advogado da Cáritas, que lhes indicou um futuro em solo espanhol. Os filhos, que na altura ainda nem eram nascidos, vingaram mais tarde no futebol, com o mais novo, Nico, que, esta sexta-feira celebra o 22.º aniversário, a contribuir para o sucesso da “Roja” no Euro 2024, na Alemanha.
Segundo Iñaki, o causídico orientou-os para dizerem que eram “de um país em guerra”. “Disseram que vinham da Libéria para solicitar asilo político”. Foi então que “a Cáritas os colocou em contacto com um homem em Bilbau” que os ajudou a chegaram a Espanha.
Com ajuda de um padre, instalaram-se, mas foram abandonados à sua sorte, depois de terem sido enganados por “traficantes de seres humanos”. A vida só começou a melhorar quando se mudaram para Pamplona, onde, a 12 de julho de 2002, nasceu Nico Williams.
A jovem estrela espanhola estreou-se nas categorias de base do Athletic Bilbao em 2013, após uma passagem pelo Osasuna, iniciando um percurso próspero nos relvados. Internacional em sub-18 e sub-21, foi convidado para a seleção principal em setembro de 2022, sendo uma das peças-chave do xadrez de Luis de la Fuente, à margem do interesse do Barcelona.