Numeiro diz que "mulher que namora não sai à noite" e famosos criticam discurso machista
"Que retrocesso civilizacional”, reagiu Ana Garcia Martins, a influencer conhecida por A Pipoca Mais Doce, ao vídeo de Numeiro, em que este expressa a sua opinião sobre a saída de mulheres comprometidas à noite. “Os comportamentos numa discoteca são uma espécie de ritual de acasalamento", afirmou o polémico youtuber.
Corpo do artigo
O youtuber João Barbosa, mais conhecido como Numeiro, esta a gerar controvérsia depois de publicar um vídeo nas redes sociais em que tece considerações sobre o comportamento de mulheres comprometidas. Para ele, "mulher que namora não sai à noite".
Na mesma partilha, Numeiro questiona por que razão as mulheres se arranjam para uma saída com amigas. "Expliquem-me porque é que vocês haveriam de produzir-se, de vestirem-se em roupas praticamente descapotáveis, porem perfume, porem-se o máximo atraentes, para irem para um sítio onde sabem que vai estar cheio de homens a dar em cima de vocês?", provoca.
Numeiro vai mais longe e diz que, se a intenção é apenas dançar, que o façam “de pijama em casa”. “Se ela gostar realmente de vocês, a atenção que vocês lhe dão é suficiente", acrescenta, dirigindo-se aos seguidores masculinos.
"Onde é que está o disclaimer a dizer 'vídeo produzido através do recurso a burrice natural'? Que retrocesso civilizacional tão grande", reagiu Ana Garcia Martins, a influencer que dá pelo nome de A Pipoca Mais Doce.
Apesar de criticado, o youtuber não se ficou e, num novo vídeo, voltou a provocar indignação: "Estou um bocado arrependido de um vídeo que pus aqui há uns dias. Depois de ver o feedback todo [...] acho que tenho de pedir desculpa e dizer que mudei de ideias em algumas coisas. A vossa namorada deve poder sair à noite da maneira que se sentir confortável, deve ter amigos homens se ela assim sentir que necessita. Acho que até pode ficar a dormir em casa do melhor amigo, desde que vos respeite. Isto é a vossa namorada, a minha não".
"Não tens uma namorada, tens uma refém. E desconfio que partilham os mesmos três neurónios", escreveu, mais uma vez, Ana Garcia Martins nos comentários. Na rubrica que tem na RFM, também o descreveu como "campeão olímpico do machismo".
Perante a polémica, Rita Ferro Rodrigues usou igualmente as redes sociais para notar que "o youtuber incel frustado e outras patetas iguais dizem imbecilidades para chocarem as pessoas boas como vocês que depois vão partilhar, indignadas, os vídeos deles". "É assim que eles ganham dinheiro. Não caiam nessa armadilha. Deixem-nos a falar sozinhos, não interajam. Não façam like, não comentem. Não partilhem. É possível fazer resistência e desmontar esses discursos misóginos ridículos, sem os citar ou nomear", aconselhou a apresentadora.
Por sua vez, Nuno Markl incentivou os seus fãs a estarem "do lado certo", assinando a "Petição contra a violência sobre as mulheres", pois "há uma nova geração a ser formada por 'influencers' para odiar mulheres. Para as usar como objetos, para lhes cortar a liberdade, para normalizar tudo - até a violência contra elas".