Cristiano Ronaldo investiu 10 milhões de euros numa marca de água engarrafada. Alcalina, mineral, antioxidante foi assim que a Ursu9 se apresentou. Apesar das "mil e uma" qualidades, o nutricionista Juan Revenga garante que estamos perante alegações falaciosas e descontruiu os "benefícios" defendidos pela marca.
Corpo do artigo
Depois da roupa interior, dos óculos, dos perfumes e do calçado, Cristiano Ronaldo decidiu alargar o espetro dos negócios e dedicar-se a algo completamente diferente: água engarrafada. A Ursu9 foi apresentada há um mês no Hotel Pestana CR7, na Gran Vía, em Madrid, como uma água com carácter “medicinal” e com “características que muito poucas águas no mundo podem ter”: alcalina, antioxidante e mineral.
Ora, o que uns defendem como "benefícios únicos", outros dedicam-se a desmistificá-los. Foi o caso do nutricionista espanhol Juan Revenga que explicou ao longo de um extenso artigo publicado no jornal "El País" como as potencialidades da água da Ursu9 eram iguais a qualquer outra, sem execeções ou milagres. Com olhar de "lince", o nutricionista não deixou escapar o pormenor da localização do vídeo promocional, que a empresa apresentou como sendo em Espanha, mas afinal é numa cascata do concelho de Arganil, Portugal.
Alcalinidade é insignificante
A Ursu9 diz ter um pH alcalino, superior a sete (neste caso, nove). Esta característica foi destacada em todos os meios de comunicação social que noticiaram o evento de apresentação, que contou com a presença do próprio Cristiano Ronaldo, do nutricionista Aitor Sánchez - que falou das águas alcalinas como águas "prometedoras" - e do gerente da empresa, Francisco Ferreira.
Mas Juan Revenga explica que os estudos que existem sobre os benefícios da água alcalina são insuficientes para provar que o consumo humano é verdadeiramente vantajoso para a saúde. "Muitas pessoas ficam surpreendidas quando se sugere que os estudos científicos são inúteis, mas é verdade. Seja porque as abordagens metodológicas são deficientes, porque a conceção é inadequada, ou porque há interferência dos patrocinadores", afirma.
"Poder antioxidante da água é nulo"
"Se utilizarmos água destilada, o poder antioxidante é nulo e muito próximo de zero como qualquer outra água, seja ela da torneira, engarrafada, com este pH ou qualquer outro", defendeu o nutricionista, que também é professor na Univerdade de San Jorge, em Zaragoza. Cheio de ironia e ousadia, Juan Revenga teve a coragem de comparar a capacidade antioxidante da água com a capacidade "curativa das lágrimas de unicórnio".
O dia em que Cristiano Ronaldo se sentou para falar numa conferência de imprensa no Europeu de futebol e tirou duas latas de Coca-Cola que estavam em cima da mesma para colocar à sua frente uma garrafa de água pode ajudar a entender a aposta no ramo. A estrela de futebol portuguesa explicou, no dia da apresentação, que se associou ao projeto pelo interesse crescente por tudo o que esteja relacionado com saúde. "Não é apenas mais um projeto, é algo muito interessante para mim, tenho a certeza que vamos ter sucesso, porque o projeto é de qualidade", acrescentou.
Do nome à localização do vídeo promocional
O nome Ursu9 provém, segundo os proprietários, do nome do município onde é recolhida a água: El Oso, em Ávila (Ursu em latim é urso), e o nove vem da alcalinidade. A partir daí a narrativa criada foi que o nome da localidade se devia aos ursos que andavam por lá, há mais de 400 anos, para beber as águas das cascatas (de onde é extraída a água). Mas também esta curiosidade Juan Revenga descredibilizou, citando fontes da Câmara Municipal de El Oso que negaram a presença dos ursos.
Quanto à localização do vídeo promocional, o nutricionista foi ao pormenor. Procurou por El Oso no Google Maps e comparou as imagens do vídeo com o que vi e concluiu que "não têm nada a ver uma com a outra". "Acontece que o local de águas cristalinas a escorrer de uma cascata fica em Portugal, mais concretamente na Serra do Açor, em Portugal. A cascata tem um nome: Cascata da Fraga da Pena, e pertence ao concelho de Arganil", detalhou.
O detalhe também não escapou ao olhar atento dos internuatas que deixaram o engano a nu nos comentários do vídeo publicado no Instagram, mas não tiveram qualquer reação por parte da marca onde o português investiu 10 milhões.
De acordo com a "Forbes Portugal", uma garrafa da Ursu9 custa 0,64€ (de 0,50 cl) e 0,74€ (1,5l). Juan Revenga termina a "ode" sobre a marca de Cristiano Ronaldo relembrando que o importante é hidratar o corpo, sem olhar a marcas ou a rótulos.