Nos dias quentes de verão, o uso de chapéu é essencial para nos proteger dos raios solares e de futuras queimaduras.
Corpo do artigo
Existem chapéus para todos os tipos de gostos, mas quais são os mais indicados para uma boa proteção? A professora Sofia Magina, da Clínica de Dermatologia, explicou que "o tipo de chapéu indicado tanto para adultos como para crianças é idealmente o chapéu com abas".
Os chapéus de abas largas são ideais para proteger o rosto, orelhas, pescoço e ombros dos raios UV. Também os chapéus que permitem ventilação, como por exemplo os de palha, algodão e linho são ótimos para utilizar nos dias de maior calor.
"Recomendo que seja usado sempre chapéu na praia, protege o couro cabeludo, faz sombra para a face e orelhas, protegendo a pele dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta", afirma a dermatologista alertando também para o uso de protetor solar nas orelhas quando é usado o boné pois "há risco de queimadura solar das orelhas, sendo que são um local de risco para cancro cutâneo".
Qual o melhor chapéu para o sol?
Chapéus de palha, algodão e linho são boas opções. Evite materiais sintéticos, pois podem aumentar a sensação de calor.
Qual o tipo de chapéu ideal?
Deve ter aba larga, ser constituído por material leve e respirável, conter um tecido que possua proteção UV integrada e ajustar-se bem à sua cabeça para evitar perde-lo.