Vila histórica do concelho de Vila Real de Santo António oferece múltiplos atrativos aos seus visitantes.
Corpo do artigo
Em pleno verão, para quem está de férias no sotavento algarvio há um lugar pitoresco onde se juntam, ao final do dia, centenas de visitantes, nacionais e estrangeiros, para desfrutarem de uma paisagem deslumbrante sobre a Ria Formosa ou contemplarem um pôr do sol “único” como os habitantes locais o descrevem. Estamos a falar de Cacela Velha, no concelho de Vila Real de Santo António.
Esta vila histórica, com o seu tão típico o casario branco ornamentado com o tradicional azul-cobalto, fez-se rodear por pomares de sequeiro que se estendem em colinas suaves até à ria. A povoação cresceu em torno de uma nora medieval e, hoje, são poucos os que a habitam, mas muitos os que a procuram também pela oferta gastronómica.
Junto ao miradouro, e perto da sua secular igreja, há uma série de restaurantes que se enchem de gente cada final de tarde em busca do marisco fresco do chouriço assado e outras iguarias para digerir depois da observação da magnífica praia da Fábrica, um extenso areal, quase virgem, que não tem qualquer apoio de praia e onde se pode chegar de barco, ou mesmo a pé, quando a maré está baixa.
Mas, do alto do miradouro da vila, ou mesmo nas suas redondezas, há outro atrativo que faz as delícias de muitos visitantes: a observação de aves. E são inúmeras as que que nas dunas procuram refúgio, como o borrelho-de-coleira-interrompida, a rola-do-mar, ou a chilreta.
Cacela Velha
Vila Real de Santo António Acesso pela EN125 em automóvel.
Estacionamento: Há um parques na entrada da vila