Oprah, Kim Kardashian e Orlando Bloom: celebridades invadem Veneza para casamento de Bezos
Estrelas da moda, atores e pesos pesados do setor tecnológico misturam-se, esta quinta-feira, com os turistas em Veneza, onde o multimilionário Jeff Bezos, presidente executivo da Amazon, vai casar, num evento que desperta curiosidade, mas divide a população local.
Corpo do artigo
As festividades de Bezos e a futura mulher Lauren Sanchéz começam, esta quinta-feira, e terminam no sábado com uma cerimónia num local secreto por razões de segurança.
Segundo a imprensa italiana, ambos trocarão alianças e votos na sexta-feira na ilha de San Giorgio Maggiore, em frente ao Arsenale, onde um grande baile foi anunciado para sábado.
Enquanto isso, os convidados viajam de uma ilha a outra a bordo das famosas lanchas venezianas, acompanhados pelos seus guarda-costas.
Entre os cerca de 200 convidados estão, segundo a imprensa italiana, Leonardo DiCaprio, Elton John, Mick Jagger, Lady Gaga e Orlando Bloom. Os fotógrafos da AFP viram também Ivanka Trump, a filha do presidente norte-americano, acompanhada do marido Jared Kushner e os filhos. Também estão convidados Kim Kardashian e outros membros da família, o estilista norte-americano Spencer Antle, o investidor e ex-agente Michael Kives, a apresentadora Oprah Winfrey e a rainha Rania da Jordânia.
Alguns celebram que o multimilionário tenha escolhido a cidade italiana para se casar. Mas outros denunciam a privatização de um frágil ecossistema, ameaçado pelo turismo excessivo e pela elevação do nível do mar.
Cerca de 100 mil pessoas dormem na cidade durante a alta temporada, às quais se somam dezenas de milhares de visitantes por dia, muitos dos quais desembarcam de gigantescos cruzeiros enquanto a população da cidade cai a pirque.
Há 11 anos, o casamento do ator George Clooney não causou alvoroço, mas Bezos, um dos homens mais ricos do Mundo, provoca mais divisão pela polémica em torno do tratamento da Amazon aos seus funcionários. A pegada de carbono dos convidados também leva dúvidas e a ONG Greenpeace não pára de denunciar as somas surpreendentes gastas num momento em que o frágil equilíbrio de Veneza "afunda sob o peso da crise climática".
Bezos e Sanchéz terão pedido aos convidados para não lhes darem presentes de casamento. Em vez disso, as doações serão feitas à Unesco "para preservar o património cultural insubstituível" de Veneza, segundo um comunicado do casal.
Construída ao longo dos séculos sobre ilhotas, Veneza introduziu uma tarifa de entrada polémica para visitantes de um dia, mas alguns pedem uma política mais ambiciosa para enfrentar a crise de habitação, devido em grande parte aos alugueres turísticos.